Segurança Pública aprova diligência para localizar ex-gerente da Nossa Caixa

Parlamentar diz que recebeu denúncias de que o ex-funcionário do banco estaria sendo ameaçado
05/04/2006 19:59

Compartilhar:

Deputado Afanasio Jazadji, presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com seg afan031marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Segurança Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com seg geral023marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública, reunida nesta quarta-feira, 5/4, no Plenário D. Pedro I, aprovou por unanimidade a realização de uma diligência para que seja localizado o ex-gerente de marketing e ex-auditor do banco Nossa Caixa Jaime de Castro Júnior, e também o encaminhamento de um ofício ao Ministério Público comunicando os fatos relatados pelo deputado Romeu Tuma (PMDB), que declarou ter recebido denúncias de que o ex-funcionário da Nossa Caixa estaria sendo ameaçado e se encontraria desaparecido, possivelmente correndo risco de vida.

"Se Castro Júnior for localizado, proponho que ele seja convidado a comparecer à Assembléia ou, na impossibilidade de seu comparecimento, que possamos ouvi-lo onde ele se sentir em segurança", disse o presidente da comissão, Afanasio Jazadji (PFL). A sugestão de Jazadji foi aprovada, ficando a cargo da Carlinhos Almeida (PT) a elaboração do convite para o comparecimento do ex-gerente à Assembléia, caso seja encontrado.

Obra de ficção?

Na reunião, foi aprovado também o encaminhamento de um ofício às autoridades policiais para que esclareçam possíveis infrações cometidas pelos autores do documentário Falcão " Meninos do Tráfego. "De acordo com matérias publicadas no jornal O Dia, do Rio de Janeiro, Celso Athayde e o rapper MV Bill teriam estado em companhia de marginais e dito terem visto pessoas presas em cativeiro, ameaçadas de morte caso suas famílias não pagassem o resgate", comunicou Afanásio. "Que providências poderíamos tomar?", perguntou aos membros da comissão. Acrescentou que, segundo alguns juristas, Athayde e MV Bill teriam infringido artigo do Código Penal ao negar auxílio a pessoas em iminente perigo sem buscar ajuda das autoridades policiais. "Precisamos tentar esclarecer se os supostos reféns foram liberados, se haviam realmente sido seqüestrados, ou se tudo aquilo é simplesmente obra de ficção."

A comissão também aprovou pareceres a quatro projetos de lei. Foram pedidas vistas dos cinco requerimentos, entre eles dois que solicitam a convocação do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e do secretário de Educação, Gabriel Chalita, para prestarem informações sobre as razões da diminuição dos recursos destinados à segurança escolar. Estiveram presentes à reunião, além dos deputados citados, Edson Ferrarini (PTB) e Vanderlei Siraque (PT).

alesp