Ex-combatentes recebem medalhas na comemoração da Revolução Constitucionalista


08/07/2005 19:45

Compartilhar:

Deputado Rodrigo Garcia, ao centro, falando em nome do "Parlamento, da liberdade e da população de São Paulo " representada pelos 94 deputados desta Casa", agradeceu os heróis revolucionários pelo exemplo que são para os jovens paulistanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_3935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembléia deputado Rodrigo Garcia, ao centro, entregou diplomas e medalhas da Constituição aos ex-combatentes Godofredo de Mattos Júnior, José Barbosa da Silva Filho, Sinfrônio de Souza Campos e Fauzi Jorge Rizek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_3934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia, que também foi laureado, se disse honrado com tal homenagem, mas ressaltou a alegria ainda maior por agraciar os ex-combatentes.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_3921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 foi comemorado nesta sexta-feira, 8/7, na Assembléia Legislativa. Autoridades civis e militares prestigiaram o evento. O presidente da Casa, Rodrigo Garcia, entregou diplomas e medalhas da Constituição aos ex-combatentes Godofredo de Mattos Júnior, José Barbosa da Silva Filho, Sinfrônio de Souza Campos e Fauzi Jorge Rizek.

Rodrigo Garcia, que também foi laureado, se disse honrado com tal homenagem, mas ressaltou a alegria ainda maior por agraciar os ex-combatentes. Garcia, falando em nome do "Parlamento, da liberdade e da população de São Paulo " representada pelos 94 deputados desta Casa", agradeceu os heróis revolucionários pelo exemplo que são para os jovens paulistanos.

O jornalista e ex-deputado Nicolau Tuma, com 94 anos de idade, disse que foi o primeiro a anunciar, na Rádio Record, em 10 de julho de 1932, que Pedro de Toledo não era mais o interventor e sim o governador do estado, pois aderira aos ideais revolucionários. Ressaltou a ajuda das mulheres, com roupas e suprimentos, aos revolucionários. Tuma rejeitou a intitulação de "separatistas" aos paulistas. Segundo ele, o que São Paulo queria era a "legalidade".

Representando o Poder Judiciário, o desembargador Álvaro Lazzarini também rechaçou a idéia de que os revolucionários eram separatistas. "Pelo contrário, São Paulo lutou pelo país", afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

O ex-combatente Souza Campos, com cem anos de idade, fez questão de vir ao evento com o capacete verde que caracterizava os combatentes. Já Jorge Rizek afirmou que, com o fim da revolução, as 50 granadas que ele guardara em seu capacete foram arremessadas "o mais longe possível", dentro de um rio, próximo à fazenda de seu avô.

Presentes à solenidade, o vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, e o vice-prefeito da capital, Gilberto Kassab, também foram homenageados com a entrega de medalhas.

alesp