Comissão de Meio Ambiente recebe gerente de exploração da Petrobras


27/10/2009 20:02

Compartilhar:

Chico Sardelli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MEIOAMBsardeli56ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilton Pereira e Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MEIOAMBDEPSROB_0990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Paulo Naumann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MEIOAMBmarciopaulonaumann24ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Técnicos da Petrobrás<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MEIOAMBtecnicos petrobras33ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), a Comissão de Defesa do Meio Ambiente recebeu nesta terça-feira, 27/10, o gerente de exploração da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, Marcio Paulo Naumann, para apresentar o plano de metas e os investimentos que estão sendo feitos pela empresa na Bacia de Santos.

De acordo com o gerente, a empresa tem como principal meta produzir 1,8 milhão de barris de petróleo por dia, nos anos de 2021 e 2022, com um plano de investimentos de aproximadamente 165 bilhões de dólares. A Bacia de Santos, de acordo com ele, receberá um investimento aproximado de 40 bilhões até 2013.

Naumann apresentou os principais projetos que farão parte da exploração do petróleo que se encontra na camada do pré-sal. Esses projetos, segundo ele, darão condição de que o país produza mais de 20 milhões de m³ de gás nacional por dia. Entre eles, estão os projetos Merlusa, Lagosta, Mexilhão, Uruguá-Tambauí e Tupi. Este último, de acordo com Naumann, visa entender o comportamento dos reservatórios do pré-sal para investimentos mais seguros.

Como uma alternativa de escoamento de gás a curto prazo, Naumann afirmou que está sendo feito um furo-direccional com capacidade de vazão de 5 milhões m³ por dia. A medida deverá suprir o escoamento até a conclusão do Gasoduto Caraguatatuba/Taubaté (Gastav) que, segundo ele, será concluído em 2011.

Ainda de acordo com Naumann, a Província do Pré-Sal deverá receber até 2013, investimentos de 18,6 bilhões de dólares. De acordo com ele, entre os principais desafios da Petrobras para o Pré-sal estão: controle da emissão de CO², investimento em automação para diminuição do número de pessoas a bordo e processamento e destino do gás. Para o controle da emissão de CO², Naumann afirmou que a empresa está desenvolvendo estudos tecnológicos que visam minimizar essa taxa de emissão.

Outro principal desafio, de acordo com ele, é a capacitação de profissionais para execução do projeto. Segundo Naumann, serão necessários 243 mil profissionais para execução dos trabalhos.

Também serão desenvolvidos, pelo menos, oito projetos ambientais, como o de monitoramento e educação ambiental, compensação da atividade pesqueira, comunicação social para interação da empresa com as comunidades impactadas pelo projeto, plano de emergência por vazamento de óleo, plano de controle de poluição e de desativação.

O deputado Roberto Massafera (PSDB) perguntou a respeito do preço previsto para o petróleo do pré-sal que, de acordo com Naumann, estará na faixa de 40 dólares por barril.

Adriano Diogo (PT) questionou a participação de escolas técnicas para a formação de mão de obra para os projetos. Naumann afirmou que várias instituições estão envolvidas por meio da Promip, incubadora de empresas instalada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). O presidente da comissão, Chico Sardelli, lembrou a recente aprovação do projeto de lei que institui uma política de mudanças climáticas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e indagou a respeito do preparo da Petrobras para o controle da emissão de CO². De acordo com Naumann, a empresa possui um comitê específico para debater a questão e possui projetos de sequestro de CO² já em fase de implantação na Bahia.



Pauta



A comissão também deliberou sobre pauta e aprovou sete pareceres favoráveis a projetos de lei, entre eles, o de autoria do deputado Lelis Trajano (PSC), que obriga as concessionárias de veículos a plantarem uma árvore para cada carro novo vendido.

Também foram aprovados um projeto de lei de caráter conclusivo, que cria o "Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul", uma moção do deputado Feliciano Filho (PV), um expediente da União dos Moradores da Jureia e um ofício subscrito pelo deputado Donisete Braga (PT), relatando a visita técnica realizada, em 17/9, nas obras do trecho sul do Rodoanel.

Também estiveram presentes à reunião a deputada Ana do Carmo (PT) e os deputados Ed Thomas (PSB) e Hamilton Pereira (PT).

alesp