Cubatão acredita em ações integradas para o combate ao crack e outras drogas


25/10/2011 18:25

Compartilhar:

Marcia Rosa recebe o presidente da frente Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/DONISETEcubataoCRACKdrogasX.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 300 pessoas debateram ações de combate às drogas nesta sexta-feira, 21/10, em auditório da prefeitura de Cubatão. A prefeita Marcia Rosa abriu o evento. O coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Assembleia, deputado Donisete Braga (PT), falou sobre o levantamento realizado pela frente que apontou avanço do álcool e a predominância do crack entre as drogas ilícitas nas cidades paulistas.

Gestores públicos da cidade acreditam que somente a integração das ações entre as diversas secretarias pode fazer frente a esse grave problema. Como muitas cidades do Estado, Cubatão também possui "cracolândias". O coordenador de Saúde do Estado, Sergio Tamai, anunciou que a Secretaria Estadual da Saúde está organizando a integração de uma rede de atendimento e vai dobrar o número de leitos para tratamento de dependentes nos hospitais públicos. Hoje, são apenas 400.

A deputada Telma de Souza (PT), que faz parte da frente, alertou para o problema do preconceito e disse que o Poder Público não tem capacitado profissionais para lidar com a questão. "Em 1989, quando surgiu, a Aids era problema de homossexual, havia um grande tabu em discutir o assunto. A história está se repetindo com o crack. Temos que colocar luzes neste debate", disse ela.

Telma lembrou que Santos, cidade da qual foi prefeita, também tem suas "cracolândias". Ela reclamou que os R$ 20 milhões previstos no Plano Plurianual do Estado para os próximos quatro anos, são insuficientes para o combate às drogas.

Donisete Braga anunciou que a frente se reunirá com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia para debater uma emenda conjunta dos 94 deputados ao Orçamento do Estado. "Não existe quase nada de recursos para o combate às drogas para o ano que vem, temos de nos movimentar para garantir recursos", disse ele.



Abuso e excesso de liberdade



O delegado Reinaldo Correa, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), que realiza trabalhos de prevenção, alertou para o excesso de liberdade que os pais estão dando aos filhos. "Os jovens estão abusando da liberdade. Começam com o álcool, depois partem para outras drogas. É obrigação dos pais buscarem conhecimento e medidas de prevenção. Hoje temos no Brasil quase 2 milhões de pessoas usando drogas", enfatizou.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Vera Lucia Santana, anunciou que a entidade já entregou ao governo do Estado uma proposta de política estadual de combate às drogas.

Participaram também do evento o secretário de Assuntos Jurídicos, Mario Sergio; o coordenador de Segurança Pública, Genivaldo Brandão; o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Paulo Toledo; o 1º secretário da Câmara Municipal; Geraldo Cardoso, o vereador Francisco Leite da Silva Bigode e a vereadora de Itanhaém Regina Célia de Oliveira.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp