Frente de Combate ao Crack entrega levantamento sobre drogas ao governador

Os deputados também conversaram sobre medidas contra o avanço desse consumo no Estado
28/11/2011 23:38

Compartilhar:

Frente de Combate ao Crack <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/JAT_9703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/CRACKzeBAND1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Frente de Combate ao Crack e governador Geraldo Alckmin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/JAT_9714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador recebe parlamentares da Frente de Combate ao Crack <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/CRACKzeBAND2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT), Edson Ferrarini (PTB), Carlão Pignatari, Orlando Morando, Carlos Bezerra Jr., todos do PSDB, Jooji Hato e Itamar Borges (PMDB) entregaram nesta segunda-feira, 28/11, ao governador Geraldo Alckmin um levantamento feito pela Frente de Enfrentamento ao Crack sobre o avanço do consumo de drogas em todo o Estado. A reunião, no Palácio dos Bandeirantes, que teve o objetivo também de compilar sugestões para o combate a esse quadro, por meio de políticas públicas, teve a participação dos secretários estaduais de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda, além do coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde, Sergio Tamai. O relatório contém questionários enviados pelas prefeituras do Estado sobre número de usuários, tipo de droga consumida, gênero e faixa etária.

O coordenador da frente, Donisete Braga, fez um relato ao governador sobre o trabalho de seis meses da frente parlamentar, desde a visita à Cracolândia ao mapeamento apresentado hoje. Falou ainda sobre a questão da emenda que a frente deverá apresentar ao Orçamento estadual 2012 para destinação de recursos ao combate ao crack, "um problema que deve ser tratado como política de Estado".

Para Jooji Hato, diante do conhecimento de todos de que o número de usuários de crack já quase supera o número de consumidores de álcool, a frente parlamentar tem o dever de lutar muito para que os jovens tenham um futuro melhor.

Segundo Edson Ferrarini, para que a Cracolândia não aumente, é preciso impedir que mais pessoas passem a frequentar o local. O melhor trabalho nesse sentido é a prevenção, através das escolas, com orientação familiar. A lei que proíbe a venda de álcool para menores é salutar, pois hoje o álcool e o fumo são o primeiro degrau das drogas.

Carlos Bezerra disse que o governo acertou ao escolher como prioridade o combate ao álcool, principal droga (lícita) consumida no Estado. "Eles acertaram na opção mas é importante alternar repressão com prevenção, de forma a trabalhar na sociedade uma mudança cultural", afirmou numa referência a famílias que consideram normal o hábito de beber, o que inclui até os filhos jovens. Para ele, cartilhas educativas sobre o tema álcool poderiam ser distribuídas nas escolas.

O governador disse que solicitará ao secretário da Saúde, Guido Cerri, que, em conjunto com a Secretaria da Educação, elabore um programa sobre saúde pública voltado ao combate às drogas, através de campanhas de conscientização e informativas. Na sequência, o projeto será levado ao conhecimento da frente parlamentar.

alesp