Apoio aos mutuários de Campinas


28/04/2003 17:44

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O Deputado Souza Santos (PL) recebeu na quinta-feira, 24/4, o economista Cláudio Camargo Sanches, Presidente da Associação dos Mutuários de Campinas e Região (AMUCAMP), que falou sobre o trabalho da associação em prol dos mutuários, para a redução das prestações decorrentes de contratos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e novos cálculos da dívida.

Segundo Camargo Sanches, os mutuários em situação de inadimplência têm direito à amortização da dívida e não apenas a pagamento de juros. "As atuais condições de financiamento levam o mutuário a uma escravidão financeira", disse ele. "A incorreção na cobrança do sistema Price cobra do mutuário apenas juros sobre juros, já que não há amortização".

Outra colocação importante referiu-se aos mutuários atingidos pelo Plano Collor. A Associação estima que cerca de 120.000 mutuários na região de Campinas foram penalizados com esse Plano, que corigiu os contratos em 84,32%, pelo IPC (Índice de Preços do Consumidor), quando o correto seria 41,28%, pelo BTN-F(Bônus do Tesouro Nacional).

alesp