PT no legislativo paulista em sintonia com as demandas sociais

Opinião
19/04/2007 17:31

Compartilhar:

Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simao Pedro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo tem o compromisso de defender os interesses da sociedade paulista de maneira aguerrida, responsável, propositiva e elencou como uma das tarefas prioritária fiscalizar o Executivo, agir em sintonia com os movimentos sociais e sindicais e defender o Patrimônio Público do Estado de São Paulo da gana privatista tucana.

Uma das maiores mazelas provocadas pelos 12 anos da administração tucana em São Paulo foi o vergonhoso fracasso no desempenho escolar dos estudantes paulistas na avaliação nacional, fruto da omissão com a formação e capacitação de professores, falta de plano de carreira para os profissionais e um projeto educacional inclusivo, de qualidade que favoreça a capacitação para a cidadania.

A administração tucana tem deixado uma lacuna na segurança da população que vive eminentes riscos à integridade física e patrimonial dada à ausência de projeto para a segurança pública para o Estado. Há anos a Bancada petista denuncia a falta de investimentos e propostas para o combate à criminalidade, enfocados em mecanismos preventivos e na qualificação científica da polícia, para enfrentar a ousadia e mutações da atuação do crime organizado que tem migrado para roubos a condomínios e assaltos a bancos. Vale ressaltar que diante dos ataques do PCC ocorridos em 2005, o PSDB acomete- se de espasmos e apressou em apontar para o governo federal a responsabilidade pelo estado de sítio imposto à São Paulo pela facção criminosa.

Outra área de destaque dos questionamentos no PT na Assembléia é o transporte público, que primeiro passou para o setor privado e deu à São Paulo o recorde nacional de 153 pedágios. A praga dos pedágios além de onerar o trabalhador do Estado que precisa se deslocar, eleva também os custos e o escoamento da produção. O governo do PSDB tem se esquivado de responder ao Legislativo e à sociedade paulista os desvios e irregularidades nas obras do Rodoanel , a prorrogação das concessões que já faturam fortunas na exploração dos pedágios e por último as questões pertinentes ao desabamento das obras da Linha 4 do Metrô.

Dentro do eixo do exercício legislativo petista, historicamente apresentamos anualmente às peças orçamentárias recursos e propostas para garantir a gratuidade aos idosos, aos portadores de necessidades especiais, assim como propostas de políticas públicas que ofereçam transporte público de qualidade, através da ampliação do Metrô e integração do sistema intermodal na Região Metropolitana de São Paulo, que poderia ser operado entre ônibus intermunicipais, municipais , Metrô e CPTM. A propostas do Partido dos Trabalhadores é a implantação do SIM- Sistema Interligado Metropolitano. Se adotado nas demais regiões metropolitanas o SIM faria a integração dos ônibus municipais com os intermunicipais, numa operação de otimizar tempo e dinheiro da população.



O governador José Serra, fiel a penugem tucana reprisou seu antecessor e não apresentou nenhuma proposta para o fomento de desenvolvimento regional do Estado, que deveria ser espelhado nas vocações locais e tampouco tem plano para o setor agrário. São Paulo caminha na trilha feudal em relação a produção da agricultura familiar e a condição de abandono dos pequenos produtores.

Na contramão das políticas públicas do governo Lula, a administração Serra ignora os setores menos favorecidos e tem reduzido programas sociais.

Pautado pela visão republicana o governo Lula tem buscado diálogo com os governadores, tem discutido os investimentos dos recursos federais nos Estados.

Um dos focos são as obras de saneamento básico e construção de habitação popular que foram historicamente negligenciadas pelos governos que conduziram o país. Esta parceria alavancará a indústria da construção civil e conseqüentemente, trará em seu bojo mais ofertas de emprego e aquecimento à economia.

É neste cenário político que os deputados do PT têm o papel de excelência na fiscalização das ações e omissões do governador José Serra e buscará a manutenção insistirá na realização das audiências públicas para a elaboração do Orçamento Estadual, que é uma das mais significantes conquista de democratizar, elencar políticas públicas , defender os interesses da sociedade paulista e com o mesmo primor vai acompanhar, apoiar e certificar com rigor a aplicação do governo federal do Estado de São Paulo.



*Simão Pedro é líder do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo

alesp