Deputados Jovens tomam posse na Assembléia


19/11/2004 15:50

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/DiscursoA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/diplomandoB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Prandi, Sidney Beraldo, Vanderlei Macris e o Renato Martins Filho, deputado por um dia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/diplomandoA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/LaisE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Mais uma vez, o Parlamento paulista é dos jovens. Com as cerimônias de diplomação, posse, juramento e eleição da Mesa Diretora, foi instalada oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 19/11, a 6ª legislatura do Parlamento Jovem. Na abertura da sessão plenária, o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, saudou as autoridades presentes, professores, diretores de escola, pais e demais acompanhantes dos estudantes que assumiam seus mandatos. "A participação dos jovens neste projeto é um verdadeiro exercício de cidadania", afirmou Beraldo.

O Parlamento Jovem, criado em 1999, abre o plenário da Assembléia Legislativa para os estudantes que, ao serem selecionados, assumem o mandato de deputado por um dia, para discutir e votar as propostas apresentadas. "Desses projetos saem idéias muito interessantes, que até se tornam objeto de proposituras de parlamentares", ressaltou o deputado Vanderlei Macris (PSDB), em cuja gestão na presidência da Assembléia foi feita a primeira edição do evento.

Ensinamento cívico

A quantidade de jornalistas, inclusive de outros municípios, que fizeram a cobertura do evento deu a dimensão de seu sucesso. O ex-deputado César Callegari, autor, juntamente com a deputada Célia Leão (PSDB), do projeto de lei que criou o Parlamento Jovem fez uso da palavra e afirmou que, "dentre os meus projetos, este é um dos que mais me dá satisfação, principalmente pelo ensinamento cívico".

Também presente ao evento, a deputada Ana Martins, líder do PCdoB, afirmou que "o pior tipo de analfabeto é o analfabeto político; isso porque, embora ele afirme não gostar de política, acaba por sofrer todas as conseqüências das decisões políticas".

Estimular a participação política e ensinar noção de cidadania são os principais objetivos do Parlamento Jovem. Este ano, escolas das redes pública e privada inscreveram 315 trabalhos de estudantes de ensino fundamental. Uma comissão, na Assembléia Legislativa, escolheu os 94 melhores projetos, apresentados por cada um dos 12 partidos estabelecidos.

Juramento

O plenário Juscelino Kubitschek esteve repleto; além dos 94 deputados jovens e seus acompanhantes, alunos e parentes, com faixas, saudavam os parlamentares juvenis.

Após a abertura oficial, o presidente Sidney Beraldo, juntamente com os deputados Rafael Silva (PL), Maria Lúcia Prandi (PT) e Vanderlei Macris (PSBD), entregou os diplomas aos deputados jovens, que em seguida prestaram juramento de cumprir fielmente seus mandatos.

alesp