Parlamento Jovem recebe neste ano alunos do ensino médio


26/07/2007 19:08

Compartilhar:

Parlamento Jovem edição 2005 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/parlamento jovem  2005 c.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento Jovem, instituído em 1999 por uma resolução aprovada pela Assembléia Legislativa, propicia aos alunos dos ensinos médio e fundamental a possibilidade de ter a experiência de ser deputado por um dia. Além de estimular a participação política do jovem, a reflexão sobre os problemas da sociedade e de integrá-lo ao sistema da democracia, o evento é um instrumento valioso para que os estudantes busquem soluções aos problemas sociais.

Neste ano, o Parlamento Jovem será voltado aos alunos do ensino médio e acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro. Nesses dias, os deputados estaduais cedem seus lugares a 94 estudantes que apresentam, discutem e votam seus projetos. A sessão é transmitida pela TV Assembléia e os projetos são publicados no Diário da Assembléia.

Todos os estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares dos 645 municípios do Estado podem se candidatar a uma das 94 cadeiras do Parlamento Jovem Paulista.

O aluno deve se inscrever junto à direção de sua escola ou órgão interno por ela designado (as escolas recebem o Manual do Parlamento Jovem via correio) e preparar um trabalho na forma de um projeto de lei (veja modelo no Portal da Alesp www.al.sp.gov.br - link Parlamento Jovem). A escola deverá enviar os trabalhos à Assembléia, que fará a análise e escolha dos projetos.

O candidato deverá escolher entre 12 partidos: agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde e segurança pública.

Os projetos de lei serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: respeito à forma de projeto de lei, conforme instruções contidas no manual; correção gramatical, concisão e clareza; pertinência em relação ao tema do partido (critério eliminatório); originalidade; e exeqüibilidade.

Os nomes dos 94 autores dos projetos escolhidos serão publicados no Diário da Assembléia.

As atividades começam na 5ª feira, 22/11, às 9h, com o credenciamento dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, seguem para a Assembléia onde conversarão com os deputados e receberão instruções sobre a sessão plenária.

A sessão do Parlamento Jovem tem início às 9h da manhã, com a diplomação e posse dos deputados; eleição da Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários), discussão e votação dos projetos até às 18 horas.

alesp