Conferência na Fiesp trata de sustentabilidade e produção limpa


24/03/2009 20:21

Compartilhar:

Davi Zaia (centro) representa o Legislativo na Fiesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/DAVIZAIAFIESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinou, no dia 24/3, um protocolo de cooperação com as universidades para pesquisas na área de sustentabilidade industrial. O documento foi assinado no auditório da Fiesp durante a Conferência Paulista de Produção Mais Limpa. O deputado Davi Zaia (PPS), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, representou o presidente do Legislativo paulista, Barros Munhoz.

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Fernando Reis, falou da aproximação da Cetesb com a Fiesp em torno da preocupação da produção através de recursos menos poluentes.

Perante uma platéia repleta de estudantes, ambientalistas, técnicos e representantes da indústria, Reis disse que a próxima etapa é a participação mais efetiva da universidade, em torno de um projeto para o país, em outras bases de desenvolvimento.

Ao ressaltar a relevância da universidade em participar da tarefa de produzir o conhecimento científico para aplicação industrial, o deputado Davi Zaia elogiou a postura da Fiesp e a preocupação da indústria que, a despeito do momento de crise econômica, procura desenvolver um projeto de longo prazo em torno da pesquisa de modos de produção mais adequados.

Davi Zaia ressaltou o papel do Legislativo na busca de uma legislação cada vez mais eficiente, que permita ao Estado exercer o seu papel regulador para desenvolver um ambiente mais propício para o desenvolvimento.

Nesse sentido, o deputado citou o atual presidente Barros Munhoz que, ao assumir o posto, enfatizou a questão legislativa, mas também evidenciou a importância do Legislativo como fórum para ouvir os agentes econômicos, promover audiências e debates, e consultar a sociedade sobre diferentes temas, como o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, defendeu o trabalho conjunto com os deputados. Disse que a parceria é o melhor caminho para a solução dos problemas e confessou que antes a indústria via com reservas a Cetesb. Skaf afirmou que essas diferenças foram superadas com o diálogo e, em seguida, com a decisão de desenvolver o atual projeto comum em favor de uma produção mais limpa, desenvolvido a partir de algumas indústrias que serviram de modelo.

Em seguida à fala do presidente da Fiesp, foi assinado o protocolo de cooperação conjunta com as universidades. Assinaram o documento diretores e reitores da Faculdade de Belas Artes, FEI, Mackenzie, Faculdade Mauá, PUC, Anhembi Morumbi, ESPM, FMU, Faculdade Rio Branco, Faculdade Trevisan, Unicsul, Unip, Unisa, Faculdade São Judas Tadeu e Unicamp



dzaia@al.sp.gov.br

alesp