Cerrado é preservado no Juquery


27/01/2011 18:22

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(14).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista do cerrado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/parqueestadualdojuquery(1)vista_do_cerrado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizado entre as cidades de Franco da Rocha e Caieiras, na região norte da Grande São Paulo, o Parque Estadual do Juquery foi criado em 1993, com a finalidade de promover a preservação permanente da área de cerrado, que é a única da região metropolitana. O cerrado é intercalado com porções de Mata Atlântica, formando uma paisagem semelhante ao que deve ter sido o território original da cidade de São Paulo no século 16.

Com 3 hectares, as áreas da antiga Fazenda Juquery foram adquiridas pelo governo do Estado, a partir de 1895, para a implantação do Hospital Psiquiátrico do Juquery e da primeira Colônia Penal Agrícola. Em 1989, o conjunto arquitetônico construído no local, assinado por Ramos de Azevedo, o acervo documental e a área verde da fazenda foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo.

Extensão da serra da Cantareira, formado por um conjunto de morros, o ponto mais alto do Parque Estadual do Juquery é o morro Ovo da Pata, com 942 metros de altitude, de onde se pode ter uma visão panorâmica sobre o vale do Juquery.

O parque conserva em seu habitat natural várias espécies de animais, aves, insetos, aracnídeos e mamíferos, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará. Sua flora possui grande variedade de espécies de cerrado, como pêra-do-cerrado, copaíba, flor-de-lobo, camarea (espécie com risco de extinção) e douradinha, entre outras.

O parque possui lagos, lagoas e rios. O visitante tem à sua disposição, desde julho de 2009, dois mirantes de 20 metros de altura, localizados em pontos estratégicos, que são também usados para vigilância e prevenção de incêndios. A visão é deslumbrante: no segundo patamar do mirante é possível avistar toda a região.

O Parque Estadual de Juquery está localizado na rodovia Prefeito Luiz Salomão Schamma (SP-23), Franco da Rocha, com entrada em frente ao posto dos Bombeiros. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Não é cobrada taxa de visitação, e grupos devem fazer agendamento prévio pelo telefone (11) 4449-5545.

alesp