Milhares de policiais fazem protesto na Capital


29/10/2008 17:25

Compartilhar:

Milhares de policiais de todo o Estado de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira, 27/10, na Praça da Sé, centro de São Paulo, para reivindicarem melhores condições de trabalho e salariais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/OLIMPIO PROTESTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Milhares de policiais de todo o Estado de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira, 27/10, na Praça da Sé, centro de São Paulo, para reivindicarem melhores condições de trabalho e salariais. O protesto pacífico foi marcado por palavras de ordem contra a política salarial apresentada pelo governador José Serra.

Os policiais civis, com cartazes, narizes de palhaço, apitos, faixas nos braços, cantaram o Hino Nacional de mãos dadas. Eles pediam ao governador um pouco de humildade em reconhecer as péssimas condições de trabalho que a maioria dos policiais vive.

Sobre o caminhão de som estavam, além de representantes das associações e sindicatos da classe, também prefeitos de algumas cidades do interior, deputados, vereadores e diversos representantes de policiais civis de outros Estados. "Os nossos colegas vieram nesta manifestação em solidariedade a nós, paulistas", disse o presidente do Sindicato dos Investigadores de São Paulo, João Rebouças Neto.

Entre os presentes, o deputado Major Olimpio (PV) lembrou que as reivindicações não são eleitoreiras. "Dizer isso foi mascarar a incompetência em dialogar com a categoria e administrar a crise da Segurança Pública no Estado", disse o deputado referindo-se às declarações do governador José Serra, depois do ter colocado os policiais militares em choque com os civis, no dia 16/10, nas imediações do Palácio dos Bandeirantes. "O movimento pela Dignidade Policial continua e está cada vez mais forte. Os PMs só não estão em greve porque são impedidos constitucionalmente", esclareceu, agradecendo as caravanas vindas do interior do Estado.

O parlamentar lembrou que os cinco projetos de lei que o governador enviou à Assembléia Legislativa não condizem com as necessidades dos policiais do Estado de São Paulo. "Eles ferem a dignidade desses homens que colocam suas vidas em risco pelo bem da sociedade, tanto que fiz seis emendas e um substitutivo buscando aperfeiçoá-los", enfatizou.

Nesta quarta-feira, 29/10, policiais civis de oito Estados paralisaram seus trabalhos por duas horas, em homenagem aos policiais de São Paulo e, em repúdio ao governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 30/10, na Assembléia Legislativa, acontece audiência pública para discutir os projetos que tratam de benefícios para as carreiras das polícias civil e militar. No próximo dia 17/11 estão marcadas manifestações em todos os Estados brasileiros.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp