Museu de Arte - Alfredo Mucci: composição fortemente compacta e repleta de intensa dramaticidade


10/02/2009 13:59

Compartilhar:

O Jagunço <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/o jagunco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/entrega do quadro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A arte, a verdadeira arte, é a natureza mais uma alma. E nos quadros de Alfredo Mucci a alma do artista vibra sempre e comove. Em sua obra a dramaticidade é gerada através de uma incisiva presença do desenho e de uma composição fortemente compacta, bem como por um cromatismo enxuto, concentrado e praticamente monocolor.



Essencialmente pintor figurativo trata seus temas com grande espontaneidade, envolvidos por uma luz que podemos dizer impressionista. O artista pode ser comparado a um psicólogo que sabe intuir e traduzir sobre a tela certos momentos mágicos que ele próprio cria frente ao cavalete.



Alguns críticos de arte salientam que: "Mucci compunha seus quadros onde predomina um cromatismo terroso. Nesse teor está também um dos motivos pelos quais sua pintura é quase triste, de uma melancolia vaga dispersa na atmosfera".



Equilibrado e espontâneo Alfredo Mucci permaneceu sempre fiel ao propósito de criar unicamente o que provem do seu intimo sentimento de esteta inato. Versátil, realizou obras de prestigio repletas de intensa espiritualidade, utilizando todo tipo de técnica na sua elaboração.



Na obra " O jagunço", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo pelo artista Vagner Campanhan, o artista nos deixou uma pintura espaçosa, concreta e realista que ,entretanto ,.não deixa de nenhum modo a possibilidade de evasão em direção a uma fantástica interpretação.



O artista



Alfredo Mucci nasceu na Itália, onde estudou pintura e mosaico. Em l953 o artista transferiu-se para o Brasil onde se dedicou à decoração mural, tendo idealizado e executado numerosos painéis a óleo e em mosaico, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.



É autor do "Compêndio Histórico-técnico da arte do mosaico ", editado pelo "Ao Livro Técnico", do Rio de Janeiro, uma verdadeira obra-prima para a época,com apresentação de Ricardo Averini, professor de História da Arte da Universidade de Perugia, na Itália.



Residiu muitos anos em Belo Horizonte, onde realizou inúmeros mosaicos, transferindo " se a seguir para São Paulo e em seguida para a cidade mineira de Extrema, fronteira com nosso Estado, onde deixou importantes obras sobretudo na Matriz local.



Realizou diversas exposições de pintura na Itália e no Brasil e suas obras figuram em coleções particulares da Europa, Estados Unidos e Brasil, com destaque no Museu de Arte de São Paulo, MASP e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp