Luta de desapropriados da Operação Águas Espraiadas ganha força


02/06/2011 12:46

Compartilhar:

Giannazi fala na audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/GIANNAZIESPRAIADASx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 24/5, uma audiência pública organizada por Carlos Giannazi (PSOL), reforçou a mobilização da população da zona sul da capital envolvida no perímetro da Operação Urbana Águas Espraiadas. Participaram da mesa, representantes de entidades de moradores e da defensoria pública. O Ministério Público Estadual e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano foram convidados ao debate, mas não enviaram representantes.

Após a exibição de um minucioso documento preparado por moradores impactados pela obra, ficou explícito o grave dano à sociedade se a intenção do governo Kassab em mudar a Lei 13.260/2001 for adiante. Vigente, ela garante o reassentamento, no mesmo local, de aproximadamente 10 mil famílias e um investimento de recursos públicos via CEPACs para a readequação viária e urbanística do perímetro da OUAE, que serão usados em um parque e um túnel de 400 metros para ligar a Av. Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes. Pelo novo projeto de lei 25/2011, haveria um túnel bilionário de cerca de 2.500 metros, que desembocaria em outro local, onerando e direcionando a obra para uma região com centenas de casas a serem indenizadas.

"Qualquer obra viária deve atender ao interesse coletivo e respeitar as famílias atingidas, bem como o meio ambiente", disse Giannazi, que vai requerer à Comissão de Direitos Humanos que o prefeito Gilberto Kassab compareça à Casa para explicar à população os motivos desse novo projeto.(da)



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp