Vitimas de bullying podem pedir ajuda via telefone


01/08/2011 17:17

Compartilhar:


O bullying, termo originado na década de 70, a partir da palavra bully, que significa valentão, tornou-se um assunto muito discutido pela sociedade por causa da alta incidência nas escolas de todo o mundo. Por causa disso, a Secretaria do Estado de Saúde criou o Disque Adolescente, que atende também vítimas de bullying.

O telefone recebeu 1,7 mil ligações entre janeiro de 2008 e dezembro do ano passado. Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, a procura só não é maior porque poucos sabem da existência do telefone. "É importante que haja algum tipo de divulgação para que os jovens possam ter alguma ferramenta de ajuda", disse.

O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. O PL propõe que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna.

O atendimento do Disque Adolescente ocorre no telefone 3819-2022 e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. O serviço possui uma equipe de médicos, psicólogos e assistentes sociais para lidar com assuntos comuns no cotidiano dos jovens.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp