Assembléia Popular


07/03/2008 13:21

Compartilhar:

Merice Andrade  de Quadros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Merice Andrade Quadros ass pop.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clovis de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Clovis Oliveira ass pop.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Péssimo atendimento hospitalar

Carlos Edivaldo da Silva reclamou do péssimo atendimento hospitalar. Criticou os funcionários do Conselho Regional de Medicina que, segundo ele, são arrogantes e autoritários e não se preocupam com as denúncias apresentadas e a forma indigna do tratamento dado aos doentes. Pediu a intervenção da Comissão dos Direitos Humanos.



Punição indevida

O representante do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), Mauro Alves da Silva, criticou os juízes que se arvoram indevidamente em educadores e que, sem se preocupar em elucidar a veracidade das denúncias, condenam estudantes a castigos excessivos, como a menina condenada a trabalhos forçados.



Reforma do judiciário

Segundo Carlos Eduardo Ventura Campos, do Movimento de Moradia Ordem e Progresso, a Associação dos Magistrados deve ser investigada, pois seus integrantes não respeitam os direitos civis dos cidadãos. Ele acredita que só a reforma do sistema judiciário poderá melhorar esta situação.



Abono aos PMs do trânsito

Clóvis de Oliveira , da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionário Públicos dos Estados Federativos do Brasil (Asbra), disse que desde que a PM passou a organizar o trânsito, inibiu até sequestros-relâmpago. Solicitou um abono para estes policiais.



Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e Alfredo Tercero Silva Silva, presidente fundador do Circulo Chileno Brasileiro de Integração Latino-Americana, lembrou que figuras brasileiras históricas, como Maria Quitéria, nunca são homenageadas.



Homenagem às mulheres

A delegada de polícia aposentada do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, Maria Lima Matos, homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Citou algumas delas que considera terem feito muito pela humanidade, como Eleonora Roosevelt, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e Carmem Prudente.



Respeito às mulheres

Rosângela Veiga da Silva, da Organização de Educação e Ação Social (OEAS), leu alguns artigos da Lei Maria da Penha que trata dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. A oradora disse ter recebido denúncias de mulheres que procuram as delegacias de polícia para acusar os maridos por agressão e não recebem tratamento respeitoso.



Obediência à Constituição

Sílvio Luiz Del Giudici questionou o fato de que a maioria da população tenha de se submeter à Constituição enquanto a minoria não o faça. Citou, em particular, o ex-governador Geraldo Alckmin que "abandonou o funcionalismo e não deu transparência às instituições".



Prestação de contas

O representante do Conselho de Representantes dos Empregados da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Sárvio Nogueira Holanda, leu parte do manifesto de prestação de contas escrito, em 1928, por Graciliano Ramos, quando prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Sugeriu que o exemplo seja seguido pelo governador José Serra para dar mais transparência aos órgãos públicos.



Capítulos

Walter Silva Leite, ex-presidente do CREI-IMESP, levantou três temas que pretende tratar nos próximos programas: o império das leis: por que muitos se submetem e poucos parecem estar acima delas; a transparência na gestão da coisa pública, e a rotina de engarrafamentos na cidade de São Paulo.



Trabalhadores a pé

A diminuição do número de ônibus em várias linhas, que prejudica muitos trabalhadores, foi criticada por José Erberton dos Santos, do Movimento Saúde do Parque. Erberton criticou também o AMA, que se caracterizaria como pronto-atendimento, afirmando que o prefeito Kassab não sabe o que é prevenção em saúde.



Sem investimento

José Leonilson de Queiroz Almeida reclamou dos transportes públicos da região Sul de São Paulo. "Os administradores ainda não entenderam que é necessário investir em transporte público, especialmente em trens", opinou. Citou também a estrada de Engenheiro Marsilac que, devido às precárias condições em que se encontra, tem oferecido sérios riscos à população.





Organização

Merice Andrade de Quadros, da Ong Embu Guaçu em Ação, afirmou que o índice de representatividade das mulheres em cargos públicos no Brasil é menor do que o dos países do Oriente Médio. Pediu para que as mulheres se organizem para obter uma representatividade digna.



Mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi alvo dos cumprimentos de Ricardo Monteiro de Souza- Manndella, representante da Abam e Diga Brasil. Ele lamentou o curto tempo do programa Assembléia Popular e sugeriu sua ampliação.



Arte

Cláudio Pereira da Silva, prefeito de Paranapuã, disse que "governar é uma arte que algumas pessoas trazem dentro de si" e apelou aos deputados que propusessem emendas ao orçamento que fossem voltadas para a educação e para a capacitação profissional.



Alternativa

"A única alternativa para o caos do trânsito em São Paulo é o transporte de massa de qualidade", declarou Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros. Contestou a sugestão do aumento de dias de rodízio e a implantação de ruas pedagiadas no centro de São Paulo



Constituição

Anderson Cruz, do Instituto de Educação de São Paulo, afirmou que as leis infraconstitucionais são perigosas, pois através delas pode ser viabilizado o terceiro mandato presidencial. Afirmou não crer que "o Brasil mudou".



Tapioca

Os cartões corporativos foram o tema de Marco Aurélio Cinaqui Amaral, do Rotac Vila Formosa. Considerando que "todos somos responsáveis pelo país em que vivemos", sugeriu aos políticos que não usem seus cartões corporativos para comprar tapioca.



Denúncia televisiva

Uma atuação ética no jornalismo das emissoras de TV é o que pede o cidadão Josemar de Campos Silva, para quem é necessário denunciar o comportamento indevido de parlamentares, bem como atos condenáveis do governo do Estado.



Direitos humanos

Luiz Silveira, do Movimento Brasileiro Contra a Indústria da Doença, se pronunciou contra a Constituição de 1988, que para ele não é tão democrática como deveria. "Para ser mais cidadã, teria que dar mais atenção aos direitos da pessoa humana", afirmou.

alesp