Conjunto Hospitalar de Sorocaba deve receber equipamentos de hemodiálise


08/03/2007 17:08

Compartilhar:

Hamilton Pereira, Fernando Pickardt e Sidnei Abdala <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON CSH  - HamiltonFernandoSidneiAbdala.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) deverá receber dez novos equipamentos de hemodiálise nos próximos 15 dias. A informação foi passada ao deputado Hamilton Pereira (PT) pelo diretor do conjunto, Sidnei Abdala, durante audiência nesta quinta-feira, 8/3. O deputado escolheu o Dia Mundial do Rim para oficializar ao diretor o comunicado sobre aprovação de emenda ao Orçamento estadual, de sua autoria, que destinou R$ 1,2 milhão para compra de 24 novos equipamentos para o setor de hemodiálise.

Sidnei, que no dia anterior encaminhou um ofício de agradecimento ao deputado, afirmou que a iniciativa de Hamilton Pereira de buscar o apoio dos demais deputados estaduais da região à emenda foi muito digna. Subscrita pelos deputados José Caldini Crespo (PFL) e Maria Lúcia Amary (PSDB), a emenda surgiu a partir de uma visita realizada pelo deputado Hamilton, em novembro do ano passado, ao setor de hemodiálise do hospital, que foi alvo de uma série de reportagens veiculadas pela imprensa local. Na ocasião, Hamilton foi informado pelo diretor técnico da Divisão Médica do Conjunto, Caichi Itawa, que o Estado estava licitando seis novas máquinas, que deveriam ser entregues naquele mesmo mês.

Segundo Sidnei Abdala, a compra dos dez novos equipamentos passou por três processos de concorrência, sendo que no primeiro, aberto em novembro de 2006 para seis máquinas, não houve interesse de nenhuma empresa. Ainda segundo o diretor, o mesmo problema se repetiu na segunda concorrência, aberta no início de janeiro. As máquinas só puderam ser compradas no último processo de licitação, realizado no final de janeiro, e, segundo Abdala, a expectativa é de que sejam entregues num prazo de 10 a 15 dias.

Segundo informações dos responsáveis pelo setor de hemodiálise, seriam necessários 30 novos equipamentos para que o atendimento ao público funcione em sua capacidade plena. Isso porque, além do atendimento aos cerca de 120 pacientes crônicos, o CHS também é obrigado a atender emergências e internações. Outro fator destacado na visita foi a necessidade de haver equipamentos extras, chamados pelos técnicos de backup, para o caso de necessidade de substituir máquinas que venham a quebrar.

O setor de hemodiálise presta atendimento em três turnos de quatro horas, sendo que cada paciente é atendido três vezes por semana. Atualmente, o atendimento para tratamento de hemodiálise é prestado em seis unidades: Itapeva; Itapetininga; Itu e Sorocaba (Hospital Santa Lucinda, Hospital Evangélico e Conjunto Hospitalar). Segundo os responsáveis pelo setor de hemodiálise do CHS, o ideal seria que a região tivesse dez unidades para atendimento na região.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp