Gás sintético é alternativa para falta de gás natural em Rio Claro


06/11/2007 09:13

Compartilhar:


Uma tecnologia desenvolvida pela Ultragaz, que transforma Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em gás natural, pode ser uma alternativa para situações como a que ocorreu esta semana, quando a Petrobrás reduziu o fornecimento do produto a postos de combustíveis e indústrias do Rio de Janeiro e São Paulo. Negociações com a Prefeitura de Rio Claro para a instalação de equipamentos da Ultragaz nas proximidades da estação (citygate) existente na rodovia Fausto Santomauro (SP-127) começaram há cerca de três meses e devem ser aceleradas por conta da crise de distribuição do gás natural que ameaça principalmente o pólo cerâmico da região.

"A idéia básica consiste na instalação de um grupo de tanques abastecidos com o gás sintético próximo do terminal de gás natural. Se houver uma queda no fornecimento, a diferença é compensada pelo produto sintetizado a partir da mistura entre GLP e ar", comenta o prefeito Nevoeiro Júnior, que recentemente esteve reunido em seu gabinete com um executivo da Ultragaz e o deputado Aldo Demarchi (DEM), presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa.

"Decidimos não divulgar nada até que o processo estivesse consolidado, mas o corte no fornecimento de gás pela Petrobrás cria um novo cenário", ressalta o deputado. Ele revelou que está agendada para o próximo dia 7 uma reunião entre representantes da Ultragaz e da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), responsável pela distribuição do gás natural no Estado. "Desse encontro pode sair algum acordo relacionado ao uso do gás sintético como complemento do sistema de gás natural", conclui Demarchi.

Tecnologia

A Ultragaz informa em sua página da internet que é a primeira distribuidora de GLP a oferecer uma solução inteligente para uma empresa não precisar parar a produção devido a uma queda no fornecimento de gás natural ou limitar seu crescimento em horários de pico. O gás sintético (GS) é uma mistura de GLP com ar, que assume as propriedades do gás natural, suprindo desta forma as suas necessidades. O GS é totalmente compatível com os equipamentos já existentes.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp