Bancada do PT se reúne para ajudar o hospital Santa Marcelina


23/02/2005 19:03

Compartilhar:

Thereza Lorenzzoni, diretora do hospital, deputado Adriano Diogo e Eurípedes Balsanufo assessor de saúde da bancada do PT, ouvem o pronunciamento de Elaine Machado Lopez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Adriano23B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Os deputados estaduais Adriano Diogo e Simão Pedro e demais deputados representantes da bancada do PT estiveram reunidos na segunda-feira, 21/2, com a direção do Hospital Santa Marcelina e representantes do Ministério da Saúde, com o objetivo de buscar soluções para a crise financeira por que passa a instituição, com dívidas e falta de verbas.

Segundo os representantes do ministério, não há atraso no repasse de verbas por parte do Governo Federal. "Todos os pagamentos atrasados referentes ao ano de 2004 foram repassados para a Secretaria Municipal de Saúde em janeiro deste ano", afirma Elaine Machado Lopez, coordenadora geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde. "O governo federal tem uma atenção especial para com o hospital, pois sabe de sua importância na Zona Leste e cidades próximas", disse Antonio Carlos Onofre de Lira, coordenador de Regularização e Avaliação.

A bancada do PT deverá agendar uma reunião com as secretarias estadual e municipais de Saúde, para obter informações sobre o repasse de verbas ao hospital e uma saída para o problema. "A reunião com representantes do Ministério da Saúde foi um passo importante para a recuperação do hospital. É necessário agora envolver os governos municipais e estadual", afirma Adriano Diogo. "Vamos tentar também um contato com o BNDES, para um possível financiamento da dívida privada do Hospital".

O Santa Marcelina é o maior complexo de serviços de saúde da Zona Leste de São Paulo e dedica 87% de seu atendimento ao SUS. O hospital possui 750 leitos e é referência nas mais diversas especialidades. Diariamente 5.000 pessoas são atendidas em todo o complexo hospitalar e, devido à crise, o hospital está funcionando com 50% da sua capacidade.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp