" />" /> São Paulo tem 94 "deputados por um dia"

São Paulo tem 94 "deputados por um dia"

Estudantes de todo o estado votam projetos e elegem "Mesa Diretora" da Assembléia Legislativa
18/11/2005 16:22

Compartilhar:

7ª edição do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/plenario94mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/diploma301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 94 estudantes de 15 a 19 anos de idade, vindos de todo o estado, ocuparam as cadeiras dos deputados da Assembléia Legislativa paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Plenariogeral59beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por um dia, 94 estudantes de 15 a 19 anos de idade, vindos de todo o estado, ocuparam as cadeiras dos deputados da Assembléia Legislativa paulista, durante a 7ª edição do Parlamento Jovem, na sexta-feira 18/11. Os estudantes elegeram a Mesa Diretora, debateram e aprovaram projetos ao longo de todo o dia. "Não podemos esperar o futuro; precisamos começar a agir agora se quisermos melhorar a situação no estado", disse a paulistana Fernanda Petena Magnotta, eleita presidente da Mesa, em disputa com outra chapa.

Entre os projetos "aprovados" pelo Parlamento Jovem, há a introdução do ensino de História de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Médio; a obrigatoriedade do uso de papel reciclado em todas as repartições públicas estaduais e também do uso de álcool como combustível para os veículos da frota pública paulista. "Os projetos aprovados pelos jovens serão agora colocados à disposição dos deputados de verdade e poderão, mais adiante, transformar-se em leis estaduais", explica o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia (PFL).

Este ano foram enviados cerca de 300 projetos, então divididos entre os "partidos" da Agricultura, Defesa do Consumidor, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Uma comissão interna à Assembléia escolheu os 94 classificados. "Neste momento de crise, é estimulante ver quantos jovens estão dispostos a se engajar no processo de oxigenação da política brasileira", concluiu Rodrigo Garcia.

alesp