Feira de reabilitação e acessibilidade recebe mais de 30 mil pessoas em São Paulo


24/04/2007 20:48

Compartilhar:

Rafael Silva participa da abertura da feira ao lado da deputada Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RAFAEL SILVA 24 abr.jpg.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Reatech " Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade ", realizada entre 12 e 15/4 em São Paulo, superou as expectativas e recebeu mais de 30 mil visitantes. Entre eles estavam pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, como mental, física, auditiva, visual ou múltipla, assim como familiares, estudantes, profissionais de saúde, engenheiros, arquitetos, profissionais de RH, diretores de escolas e diretores de hospitais, que puderam conhecer os últimos lançamentos em soluções tecnológicas, bem como soluções de acessibilidade para todos os tipos de deficiência.

De acordo com Rodrigo Rosso, um dos diretores da feira, "o evento foi um sucesso". "As empresas falaram diretamente com seus clientes e os visitantes tiveram à disposição, em um só lugar, tudo referente à reabilitação e acessibilidade. A feira gerou diversos negócios, o que demonstra que esse mercado se mantém aquecido e está em crescimento."

Além de produtos, diversas empresas ofereceram serviços aos visitantes, como vagas de empregos (mais de 5 mil). Um exemplo é o de uma instituição financeira que apenas no sábado recebeu mais de 200 inscrições em seu estande. A feira também foi repleta de apresentações artísticas, como a dança de cadeirantes, de cantores e de desfiles de moda, com peças produzidas especialmente para pessoas com deficiência. Os desfiles contaram, principalmente, com modelos cadeirantes ou portadores de hemiplegia, ou seja, que têm um dos lados do corpo paralisado.

O esporte também teve presença marcante na feira. Uma minipista de kart adaptado foi montada do lado externo da feira e conduzida pelo piloto Paulo Polido. Na ADD Sports Arena, montada especialmente para o evento, houve apresentações de esgrima, da Seleção Brasileira de Voleibol Paraolímpico, de ciclismo tandem, escalada, basquete (adulto e infantil) em cadeira de rodas, capoeira, GRD, tênis de mesa, voleibol sentado, goaball e bocha, além da presença de Magic Paula, madrinha da organização.

A Reatech é a mais importante feira da América Latina e o 3° maior evento mundial do segmento destinado às pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área de saúde, reabilitação e inclusão. Anualmente, mais de 150 mil pessoas adquirem algum tipo de deficiência, através da violência, acidentes de trânsito ou prática de esportes.

Para Rafael Silva, que participou da abertura oficial da feira, "é uma iniciativa necessária para os portadores de deficiência, pois assim eles podem conhecer o que existe de novo no mercado, assim como para os profissionais do setor, que têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos". "A Reatech conquista, a cada ano, mais credibilidade em todo o mundo", afirmou.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp