Assembléia Popular


28/03/2008 10:00

Compartilhar:

José Roberto Alves da Silva: Comissão de Direitos Humanos deve debater qualidade do ensino público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/A Popular Jose Roberto  Alves da Silva0003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Ventura: Carapicuíba completa 43 anos de emancipação política, sendo o município mais pobre do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/A Popular Carlos Eduardo Ventura0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Discutir a educação

Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), reportou a realização, no próximo dia 12 de abril, do Fórum Municipal de Educação, que discutirá as conclusões e propostas da Conferência Nacional de Educação, realizada em dezembro de 2007.

Hipocrisia

Líder dos Moradores do Jardim Tremembé, Silvio Luiz Del Giudice discutiu os casos envolvendo o governador e o ex-governador de Nova Iorque, traçando paralelo com a situação da prostituição e do tráfico de drogas no Brasil. Considerou que o assunto é tratado com hipocrisia no país.

Apoios

Marcelo Francisco Vilas, da Defectologia " Tecnologia para pessoas com deficiência, agradeceu o apoio que a entidade vem recebendo de diversas entidades e personalidades públicas no país.

Mordomias

Sárvio Nogueira Holanda, do Conselho de Representantes dos Empregados da Imprensa Oficial do Estado (CREI - IMESP), denunciou a falta de transparência na administração da Imprensa Oficial. Contestou balanço da empresa publicado pela Folha de S. Paulo e afirmou que as mordomias são um "lugar comum" na instituição.



Precatórios alimentares

Walter Silva Leite, ex-presidente do CREI - IMESP, reivindicou o pagamento dos precatórios alimentares no Estado de São Paulo, lembrando que há mais de dez anos de "fila vergonhosa". Convidou a todos que estão nessa fila a comparecerem à Assembléia Popular para lutar por seus direitos.



Justiça tributária

Carlos Eduardo Ventura Campos, do Movimento de Moradia Ordem e Progresso, lembrou que Carapicuíba completa 43 anos de emancipação política, sendo o município mais pobre do Estado. Pediu para que a Assembléia Legislativa aprove projetos de lei que proporcionem maior justiça tributária, saúde e moradia popular.



Sem a contrapartida

Alcides Pelicer, vereador de Votuporanga, denunciou o fato de que o governo do Estado não repassa sua parcela de 2% ao Iamspe, enquanto a parcela do servidor é compulsoriamente recolhida. Reclamou, também, de os funcionários públicos não estarem recebendo aumento, sobretudo os policiais militares e civis aposentados e pensionistas.

Grandes prédios

A cidadã Lucinda Inácio da Silva perguntou por que os governos não constroem prédios públicos nos bairros mais pobres. Ela sugeriu a edificação de grandes prédios para acomodar faculdades, cursos profissionalizantes, creches, serviços de assistência social e atendimento médico.

Bilhete Único sucateado

Rosângela Veiga da Silva, da Organização de Educação e Ação Social, disse que as mudanças anunciadas pelo prefeito Gilberto Kassab para o Bilhete Único são uma arbitrariedade. Segundo ela, a impossibilidade de carregar os cartões nos ônibus vai criar grandes dificuldades.

Nova gestão

"A cidade precisa de uma nova gestão que promova as áreas de convivência social", defendeu o representante do Instituto de Educação de São Paulo, Anderson Cruz. Segundo ele, áreas hoje desocupadas poderiam servir a projetos de desenvolvimento social.

Próximas eleições

Clodoaldo Leandro Lustosa, do Projeto Social A Casa de Galileu, disse estar preocupado com o rumo das próximas eleições. Segundo ele, ex-artistas e cantores, que nunca fizeram nada pela população, vão disputar cadeiras na Câmara municipal. "Essas pessoas não governam nem a própria vida, mas nós estamos de olho", protestou.

Necessidades diversas

Merice Andrade de Quadros, da Organização Não-Governamental Embu Guaçu em Ação, afirma que a população vive um total descaso e abandono do governo estadual. Ela fez diversas reivindicações em favor da região, entre elas, melhorias para o transporte, saúde, educação e lazer.

Justiça tributária

O vereador de Carapicuíba, Elias Fernandes Cassundé, pediu aos parlamentares paulistas que votem um projeto de lei do presidente da Casa, deputado Vaz de Lima que, na opinião do vereador, promoverá justiça tributária para o Estado."Chega da população ficar mendigando o pão ao poder público", censurou.

Teto de vidro

O cidadão Josemar de Campos Silva acha que José Serra não deve exigir investigação dos cartões do governo Lula, pois o seu também requer averiguação. Convidou a todos para participarem do debate público em 31/3.

Ensino público de qualidade

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, solicitou ao presidente da Comissão de Direitos Humanos que traga para discussão a qualidade do ensino público, face o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Reciprocidade

Reciprocidade aos cidadãos espanhóis em função dos maus tratos sofridos pelos viajantes brasileiros na Espanha é o que exige Ricardo Monteiro Souza (Manndella), do Movimento Cultural Angola-Brasil.

Interlocutor à altura

A representante do Movimento de Mulheres, Maria Lima Matos, disse ter encontrado um interlocutor à altura, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, através de quem ela passa a debater assuntos de direitos humanos e constitucionais nesta tribuna popular.

alesp