Autoridades de Aguaí criticam instalação de presídio na cidade


05/06/2009 17:07

Compartilhar:

Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ANAPERUGINIAGUAI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aguaí, cidade da chamada Mogiana, que poderá receber uma unidade penitenciária até 2010, conforme o Decreto 54.082/2009, do governador José Serra, recebeu a deputada Ana Perugini (PT) em audiência promovida na Câmara Municipal no dia 2/6. Em Aguaí, as tendências políticas têm a mesma opinião: não querem a instalação de um presídio na cidade. "Estamos unidos, porque não temos, na cidade, a estrutura adequada para suportar tantos impactos negativos", resumiu o prefeito Adalberto Fassina.

O posicionamento dele foi seguido pelo presidente da Câmara, Agnaldo Mariano e pelo representante da Associação Comercial e Industrial de Aguaí, Wanderley Campos. Além do grande público, especialmente jovem, ainda participaram da audiência Rosângela Ribeiro Custódio, presidente do PT local, o deputado Simão Pedro, e representante do deputado federal Paulo Teixeira, ambos do PT. Simão Pedro elogiou a atuação de Ana Perugini na Assembleia e defendeu a "aprovação imediata" do Projeto de Lei 556/2007.

A iniciativa da deputada propõe que o governo do Estado se responsabilize pelos ônus causados às cidades que abrigam ou venham a abrigar presídios ou demais unidades prisionais. Estabelece, ainda, a criação de um conselho paritário, responsável por apontar os investimentos compensatórios nas cidades. O projeto aponta, ainda, a obrigatoriedade de estudo de impacto ambiental e social.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp