Aprovado projeto que homenageia Januário Pezzotti


30/04/2010 16:26

Compartilhar:


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na última quarta-feira, 28/4, na forma de substitutivo e em caráter conclusivo, projeto de lei do deputado Aldo Demarchi (DEM) que confere a denominação "Professor Januário Sylvio Pezzotti" à Escola Estadual do Complexo Educacional Jardim Novo 1, em Rio Claro. A obra está em fase adiantada de construção e recebeu cerca de R$ 3,3 milhões do Estado por meio de emenda orçamentária apresentada por Demarchi.

Na justificativa que acompanha o projeto, o deputado relata que Januário Sylvio Pezzotti nasceu em 10 de janeiro de 1920, no município de Rio Claro, filho de Caetano Pezzotti e Hermínia Bianchi Pezzotti. Casou-se em 29 de dezembro de 1943 com Luiza Gomes Beato Pezzotti, nascendo desta união os filhos Silvia Maria, Marco Antonio e Sergio Antonio.

Formou-se contador em dezembro de 1943, pelo Instituto Comercial de Rio Claro, e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em dezembro de 1973, pela Faculdade de Direito de São Carlos.

Foi professor no Colégio Comercial Professor Arthur Bilac de Rio Claro, nas disciplinas de direito usual, história econômica e administrativa do Brasil, contabilidade geral, contabilidade pública, contabilidade industrial e estrutura e análise de balanços, de 1944 a 1975. Além disso, foi preletor de ensino funcional e metodologia de classe-empresa em seminários de ensino funcional e de contabilidade, na Diretoria Ensino Comercial " Ministério da Educação, de 1965 a 1971, vice-diretor e professor das disciplinas de contabilidade geral, contabilidade comercial e auditoria e análise de balanços na Faculdade de Ciências Contábeis de Rio Claro, de 1971 a 1993, e professor de auditoria e análise de balanços na Faculdade Clarentinas de Rio Claro de 1996 a 2000.

O homenageado teve vários trabalhos publicados e, de 1956 a 1969, foi vereador à Câmara Municipal de Rio Claro, sendo na época membro e presidente das Comissões de Justiça, Educação e Redação e de Finanças e Orçamento, além de vice-presidente e presidente da Câmara em diversas ocasiões.

"No dia 12 de julho de 2008, aos 88 anos de idade, faleceu deixando um grande legado intelectual. Portanto, pelo papel de grande destaque na história do município de Rio Claro, achamos justa a homenagem a este grande homem, denominando com seu nome a Escola Estadual do Complexo Educacional Jardim Novo 1, situada na avenida Marginal JN, 375, em Rio Claro", conclui Aldo Demarchi.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp