Frente de enfrentamento ao crack reúne-se no Coned


30/06/2011 18:03

Compartilhar:

Donisete Braga fala em reunião no Conad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/DONISETElutaCRACKx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupados com a avanço do crack e o crescente número de dependentes, e decididos a contribuir com políticas públicas para este enfrentamento, os deputados da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, Donisete Braga (PT), Joogi Hato (PMDB), Orlando Bolçone (PSB) e Olimpio Gomes (PDT) participaram nesta quinta-feira, 30/6, da reunião do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, que tem 39 membros e é presidido pelo psiquiatra Mauro Aranha.

Esta foi a primeira vez que o Conselho contou com a participação de deputados estaduais em uma de suas reuniões. "Estamos aqui como parceiros de vocês. Queremos conhecer mais a situação. O Estado tem recursos, bons profissionais, mas o enfrentamento tem sido muito tímido. Vamos contribuir para integrar as políticas e obter mais recursos e resultados", disse o coordenador da Frente, Donisete Braga, que também relatou a visita que os deputados da Frente fizeram à Cracolândia, no centro de São Paulo, onde mais de 350 pessoas consomem drogas livremente dia e noite.

Olimpio Gomes comprometeu-se a trabalhar contra o que chamou de "omissão criminosa da Secretaria de Segurança Pública", que segundo ele permite que traficantes vendam drogas a céu aberto na Cracolândia. "Aqui a droga já está descriminalizada, os traficantes são sempre os mesmos, mas nunca são incomodados", reclamou. Jooji Hato alertou que é preciso aumentar o combate ao álcool, que é a porta de entrada para as drogas ilícitas e criticou a falta de ação do Poder Executivo para resolver o problema da Cracolândia. "É um território livre paras as drogas. Acaba virando propaganda e atraindo mais gente ainda", lamentou. Orlando Bolçone falou da necessidade de o Poder Público contribuir para a estruturação das famílias e oferecer tratamento para os dependentes. "Tem casos em que a internação deixa de ser voluntária no sentido de proteção da pessoa. Temos que nos unir e traçar horizontes de curto, médio e longo prazo", alegou.

Luiz Alberto Oliveira (Laco) anunciou que a Coordenadoria de Enfrentamento ao Álcool e Outras Drogas, criada por decreto do governador, em 8/6, já começou a trabalhar. Entre os projetos da Coordenadoria, que ficará subordinada à pasta da Justiça, estão a ampliação e aperfeiçoamento do Infodrogas, a integração das políticas que estão sendo desenvolvidas pelas secretarias e a elaboração de uma Política Estadual de Combate às Drogas.

Já o delegado Reinaldo Corrêa, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), informou que não é apenas um traficante que domina a Cracolândia, mas vários deles, que carregam de 3 a 4 pedras de crack, passando-se por usuários, o que dificulta as prisões. Em 2010, segundo ele, o Denarc prendeu 502 pessoas em 292 flagrantes; já nos primeiros meses deste ano, foram 324 flagrantes e 495 presos. O delegado alertou ainda sobre o abuso no consumo de medicamentos que provocam alucinações, substituindo o ecstasy e outras drogas. "Estes medicamentos, vendidos em farmácias, estão atraindo os jovens. É necessário ampliar a prevenção", disse o delegado.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp