Lei sobre droga é festa para traficante

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
19/02/2004 17:19

Compartilhar:


Os traficantes de drogas de todo o Brasil estão em festa. A nova proposta que rege punições contra crimes ligados aos entorpecentes é uma autêntica tolerância ao uso de drogas e, conseqüentemente, à venda de tóxicos no País.

Após anos e anos de debates no Congresso Nacional, legisladores optaram pelo caminho errado: o consumo de drogas já não poderá ser punido como crime. Os viciados em entorpecentes, mesmo provocando grande mal à sociedade, não irão para a cadeia e só deverão ser conduzidos a tratamento que, na prática, é quase inexistente na maioria das cidades brasileiras.

Se aquele que consome drogas não for punido, fica mais fácil ao traficante vender seu produto: com isso, as máfias dos distribuidores de maconha, cocaína, heroína e outros tóxicos têm motivos para festejar o aumento de seus negócios.

Essa nova legislação deixa bastante claro que prevaleceu a tese dos alinhados com o narcotráfico. Pelo jeito, não foram ouvidos os policiais experientes, que poderiam nortear os parlamentares para um melhor caminho. Optou-se por acreditar que o consumidor de drogas é um "pobre coitado", um inofensivo. No entanto, os fatos apontam para outra realidade, a constatação de inúmeros casos de violência a partir do uso de tóxicos, como a estudante Suzane Von Richthofen, usuária de maconha, que participou do assassinato de seus pais em 2002. É o caso de se perguntar: a quem interessa a nova lei? A resposta: só aos bandidos, às quadrilhas de traficantes.

Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL

alesp