Os sonhos e as visões de Romildo Godoi enfocam fatos e mitos da humanidade

Emanuel von Lauenstein Massarani
20/10/2003 14:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Irritação Extrema": obra de Romildo Godoi Clique para ver a imagem ">

Acervo Artístico

A obra de Romildo Godoi é antes de tudo "anticonformista": não se acomoda, nem tipológica, nem estética, nem estilisticamente, aos paradigmas de qualquer "escola" ou "corrente".

Por sua natureza auto-suficiente, marcada, como é, por uma pessoal visão estética e por uma originalidade de concepção, trata-se de uma obra sustentada por uma abertura conceitual e animada por uma escolha consciente. Suas formas são expressivas, desligadas e desvinculadas de "cânones", esquemas ou estereotipados clichês do passado.

Com mão firme traça o desenho de suas imagens, que constituem uma espécie de abandono do artista ao fluxo de memórias, sugestões de mitos e ao contato íntimo do seu próprio sentir com o arquétipo, com o qual imprime o desejo e a esperança.

Nas obras "Indolência" e "Irritação Extrema", doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, Romildo Godoi focaliza com habilidade os fatos e os mitos da humanidade nos seus primórdios e elabora, a bico-de-pena com nanquim, as sombras de seus temas. Os traços e os bordados que dele resultam formam uma trama vigorosa e sutil.

Esse jovem e promissor artista, sério e decidido, crê no seu trabalho, na qualidade de seu métier, na possibilidade da sua imaginação e traça serenamente, mas com firmeza, seus sonhos e suas visões sobre o papel.









O artista



Romildo Godoi, nome artístico de José Romildo Godoi de Melo, nasceu em 1975, na cidade de Garanhuns, Pernambuco, onde conclui seus estudos de 2º grau em 1995. Em 1996, transferiu sua residência e seu atelier para Barueri, SP.

Realizou cursos de informática, Laser Line, Pré-impressão digital, montagem e manutenção de computadores. Desde muito jovem interessou-se pelas artes. Exerceu a função de arte finalista e diagramador numa empresa gráfica de sua terra. De 1993 a 1994, foi ilustrador e caricaturista do Jornal "O Monitor" de Garanhuns.

Seus trabalhos foram divulgados em diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Grêmio Cultural Ruben van der Leyden; Academia de Letras de Garanhuns; Espaço Cultural do Shopping Continental. Possui obras em Acervos de sua terra natal e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp