CPI do Narcotráfico apura a existência de superquadrilhas


16/11/2000 18:04

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito, em atividade há 11 meses na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de apurar e desvendar quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas e do crime organizado no Estado, esteve em São José do Rio Preto no dia 10/11 colhendo depoimentos e concluiu que a região abriga três superquadrilhas de tráfico de entorpecentes, com ramificações no Brasil.

Para o presidente da CPI, deputado estadual Dimas Ramalho (PPS), um dos motivos que ajudaram a transformar Rio Preto num paraíso de traficantes é a facilidade de fuga do Cadeião da cidade. "É muito fácil fugir do Cadeião porque há uma quantidade grande de ferramentas que possibilitam aos presos cavar túneis. Para o preso, ser transferido para Rio Preto, é um prêmio".

Sobre as superquadrilhas da região, a CPI constatou que a maior delas é liderada por Davos Costa da Silva, de Araçatuba. A quadrilha é classificada como a principal responsável pela distribuição de cocaína no Estado de São Paulo e pela manutenção de refinarias de processamento da droga em diversos municípios da região. Uma delas foi "estourada" por policias do DISE de Fernandópolis quando se apreendeu 80 quilos de cocaína.

Estiveram em São José do Rio Preto para ouvir os depoimentos, além do presidente da CPI, os deputados estaduais Renato Simões (PT), Wilson Morais (PSDB), Celso Tanaui (PTB), Milton Vieira (PL) e Vanderlei Siraque (PT).

A CPI do Narcotráfico deverá concluir seu relatório final até 30 de novembro. O deputado Dimas Ramalho sustentou que a Comissão vai sugerir maior integração entre as polícias Civil, Militar e Federal. Para Dimas, é necessário desenvolver um trabalho específico para o combate ao narcotráfico, com todas as polícias envolvidas. Outro dado preocupante, segundo Ramalho, é a quantidade de fugas que acontecem nos presídios do Estado. "Foram mais de 2 mil fugas de traficantes. Existem também 400 pistas clandestinas que precisam ser destruídas bem como responsabilizados os proprietários de fazendas que abrigam estas pistas". afirmou. O presidente da CPI adiantou que o relatório final deverá sugerir ainda a criação de uma força tarefa integrada pela polícia, pelo Judiciário e pela Receita Federal.

(Mais informações, ligue ara o gabinete do deputado Dimas Ramalho - 3886-6840/6855)

alesp