Ato público na Assembléia Legislativa pede mais respeito a brasileiros no exterior


25/03/2008 10:10

Compartilhar:

O ex-ministro Francisco Rezek, o deputado Bruno Covas e a pesquisadora Dalva Aleixo Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/BRUNO COVAS ATO PUBLICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do deputado Bruno Covas (PSDB), o ex-ministro de Relações Exteriores e do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek e a pesquisadora da Unesp Dalva Aleixo Dias participaram do ato público realizado na Assembléia Legislativa no último dia 19/3, que pediu mais respeito aos brasileiros no exterior.

Eles criticam a postura adotada até agora pelo governo brasileiro em relação aos episódios que têm humilhado brasileiros no exterior, especialmente em Madri, Espanha.

Rezek falou da diferença entre deportação, que se dá quando um indivíduo que entra ou permanece ilegalmente em país estrangeiro é devolvido ao seu país de origem, e obstáculos à entrada em outro país, característica dos acontecimentos gerados em Madri. Ele criticou a apatia do governo brasileiro ante tais episódios.

Já a professora Dalva Aleixo Dias falou de sua experiência como pesquisadora da discriminação a brasileiros em várias culturas e vários países. Ela afirmou que os atos xenofóbicos contra brasileiros não são uma novidade, "e só vieram à tona porque os atingidos, desta vez, são estudantes universitários, mestrandos de universidades de alto conceito".

Dalva Aleixo conclui, dos estudos que tem feito, que a entrada de brasileiros clandestinos acaba estimulando a reação xenofóbica de outros países, porque essas pessoas entram na chamada "conexão perversa", uma rede de prostituição que se expande em outras conexões, sempre de caráter ilícito.

Para o deputado Bruno Covas, o encontro foi a oportunidade de trazer para o Parlamento paulista "uma discussão que tem perturbado a nossa sociedade. Desta reunião, vamos elaborar um documento a ser encaminhado para o governo federal e organismos internacionais, para que a reflexão se estenda a outras iniciativas e motive outros debates".

www.brunocovas.com.br

bcovas@al.sp.gov.br

alesp