Rio Claro: industrialização diversificada


14/06/2010 18:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/rio claro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundada em 10 de junho de 1827, Rio Claro teve outras denominações como São João Batista do Ribeirão Claro ou São João Batista do Morro Azul. O município surgiu em 1845, quando ganhou a sua autonomia administrativa, com a denominação de São João do Rio Claro, tendo seu nome simplificado para Rio Claro em 1905.

Rota entre São Paulo e Mato Grosso, onde houve a descoberta de ouro, em 1719, a movimentação dos que buscavam aquela riqueza cruzou a região de Rio Claro e região. Além dos bandeirantes, que utilizaram das margens do Ribeirão Claro como local de pouso, outros aventureiros, frustrados por não encontrar nenhuma riqueza, acabaram por ficar construir um povoado no local. A partir das concessões de terra, começaram a chegar fazendeiros abastados trazendo escravos, agregados, força e dinheiro.

Muito apartada da capital do Estado, o transporte era feito pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que fazia a ligação entre Campinas e Rio Claro, inaugurada em 1876. Uma nova ferrovia, ligando Rio Claro a São Carlos e Araraquara, foi construída entre 1881 e 1885, pela Companhia de Estradas de Ferro do Rio Claro, mais tarde adquirida pela Companhia Paulista.



Desenvolvimento Industrial



O Distrito Industrial de Rio Claro, criado na década de 1970, localiza-se na zona norte da cidade, ocupando uma área total de 11 milhões de m² e oferece excelente infra-estrutura como: rede de água, esgoto, energia elétrica, sistema de telefonia, pavimentação e facilidade no combate a incêndios pela proximidade do Corpo de Bombeiros.

Destaca-se também pela diversidade de produtos industrizados onde os principais são: fibras de vidro, tubos e conexões de PVC, eletrodomésticos da linha branca, produtos químicos leves, metalúrgicas, cabos para indústrias, balas e caramelos, peças de autos, papelão ondulado e pardo compacto, estamparias, agroavícolas, nutrição de animais, artefatos de borrachas especiais.

alesp