Magic Paula fala sobre trabalho desenvolvido no Centro Olímpico


24/03/2010 20:52

Compartilhar:

Parlamentares participam da Comissão de Esportes e Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMESPORTESDEPSROB_1887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Paula Gonçalves da Silva, Magic Paula, atual coordenadora geral de esportes de alto rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMESPORTESmaria paula goncalves da silva_magic paula06ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Magic Paula e Vicente Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMESPORTESMagicPaulaeCandido44ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Vicente Cândido (PT), a Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia recebeu, nesta quarta-feira, 24/3, Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, atual coordenadora-geral de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da capital. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e a implantação da Rede Olímpica.

O objetivo do centro, segundo ela, é promover o desenvolvimento de atletas e equipes competitivas nas categorias de base, oferecendo suporte técnico e treinamento gratuito para crianças e adolescentes. A visão que o equipamento projeta para o futuro é "ser um centro de excelência em esporte, formando atletas de alto rendimento". O foco, portanto, é o esporte não-profissional, mas caracterizado pela competitividade e pela busca de resultados.

Paula também ressaltou que desde 2003 a coordenadoria mantém convênio com a Unifesp, que desenvolve trabalho de fisioterapia esportiva e atua na prevenção de lesões. Além disso, há um laboratório de fisiologia, que efetua acompanhamento diário da saúde dos atletas.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo COTP é o financiamento. "O projeto é custeado pela prefeitura, e existe muito preconceito por parte das empresas privadas em investir no setor público", afirmou Paula.



Rede Olímpica



Já com relação ao Projeto Rede Olímpica, Paula explicou que se trata de um programa de capacitação para iniciação esportiva, tendo a necessidade de uma padronização dos trabalhos e da linguagem. Em um segundo momento, ocorrerá a criação de núcleos de aperfeiçoamento esportivo nos quatro principais pontos da cidade.

Atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, treinam no Centro Olímpico e disputam os campeonatos mais importantes promovidos pelas federações e confederações de atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e voleibol. Paula também enfatizou que o objetivo é aumentar o número de atletas: "Acredito que conseguiremos chegar até a 1.500 atletas, pois em muitas modalidades ainda não temos o número de jovens que gostaríamos", afirmou.



Participaram da reunião os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Pedro Bigardi (PCdoB) e Conte Lopes (PTB).

Maria Paula Gonçalves da Silva e Vicente Cândido

alesp