Guita Lerner é antes de tudo uma artista de seu tempo. A obra dessa consagrada escultora demonstra que a tradição pode, com um só tema e um talento pessoal, acrescentar ao charme da moderna figura feminina um ar pompeiano. Baseada em certas regras passadas ela imprime à sua obra força, sobriedade e sensibilidade, quase a exprimir uma nova dignidade humana. Uma intuição bem pessoal a conduz a uma concepção moderna da modelagem. O ponto forte de Guita Lerner é manifestamente um maneirismo intrépido que implica uma deformação moderada. Portanto, podemos dizer que sua obra é mais romana do que helênica. Embora fascinada e animada pelo mito da Antiguidade, sabe com total domínio revelar o íntimo que emana de suas obras. Por outro lado, infunde na matéria aquela tensão e aquela delicadeza de que a imagem pretendida necessita, seja retificando, remendando ou percorrendo todo o corpo plástico na sua estrutura de superfície e de massa, de perfil e de volume. Dentro dessa operação, lenta e repetida, está a origem da obra de Guita Lerner, animada e envolvida de um leve tremor que repercute no compacto da matéria até as modulações submetidas. As obras "Quo Vadis?", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, e "Introspecção", para o Museu da Escultura ao Ar Livre, servirão, sem dúvida, para os pósteros intensificarEM suas buscas do que chamaríamos de arqueologia da escultura do segundo milênio. A artista Guita Lerner nasceu em São Paulo, em 1928. Nos anos 70 dedicou-se à joalheria, passando à escultura de médio e grande formato na década de 80. Estudou no ateliê livre da Fundação Álvares Penteado em São Paulo em 1982 e frequentou o ateliê do escultor Santos Lopes, nos anos 1983 e 1984. Realizou pesquisas em cerâmica de alta temperatura sob a orientação de Hisae Sugishita (1994/1995). Desde 1995 até nossos dias vem trabalhando em ateliê próprio. Participou de inúmeras exposições individuais, das quais se destacam: "Jóias de Guita Lerner", Ipen " Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (1981); Galeria Babelidu"s, SP (1985); Galeria Atualidades, A Hebraica, SP; Clube Alto de Pinheiros, SP (1986); "Vivências" Casa Tabacow, SP (1991); "Moradas, Mitos e Bênçãos", Hospital Albert Einstein, SP (1999). Esteve presente ainda em numerosas exposições coletivas e salões de arte, como o 2º Salão de Artes Plásticas de Araraquara, SP, Medalha de Ouro (1983); Centre International d"Art Contemporain, Paris, França, Grande Medalha de Prata (1984); 1ª Mostra de Arte Contemporânea Brasileira, Expofair Internacional, espelho d"água de Belém, Portugal, Prêmio Aquisição e Medalha de Ouro (1985); "Portugueses de Além Mar e seus Parceiros", Lisboa, Portugal; 1ª Exhibition of Brazilian Contemporary Art, Curstix Hixon Convention Center, Flórida, Estados Unidos, Grande Medalha de Ouro (1986); 1ª Bienal Internacional do Anuário Latino-Americano de Las Artes Plásticas, Hors Concours (1987); "Eleven Women Sculptors from Brazil", Art Gallery of Brazilian-American Cultural Institute, Washington (1989); "A Arte Objectual" Década de 90, Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva, Mococa, SP; Núcleo de Arte Contemporânea Renato Magalhães Gouveia Escritório de Arte, SP; Espaço Cultural Yázigi, São Paulo/Porto Alegre (1992); "Andanças Dez Mulheres e sua Arte", Casa Tabacow, SP (1993); 4ª Ceramic Art Centro de Negócios de São Paulo (1994); 24º Salão de Artes Plásticas Bunkyo, SP, Prêmio Acrilex (1995); "Olhares sobre a Cidade", Galpão das Artes, SP (1997) Projeto Masks; Art Show Chapel School, SP (1999); Os Melhores Escultores Brasileiros Galeria Gaudi, Sorocaba e Galeria Skultura, SP (2000); Mulheres do Terceiro Milênio Galeria André, SP; 4ª Semana Fernando Furlaneto, São João da Boa Vista, SP (2001). Suas obras encontram-se em coleções particulares na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Japão, Líbano, México, Noruega, Porto Rico, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Estados Unidos e em diversos museus brasileiros como o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e o Museu da Escultura ao Ar Livre, nos jardins da Assembleia Legislativa de São Paulo.