Desenvolvimento Econômico tem como meta qualificação de mão de obra


17/08/2011 21:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComCienTecnologiaMMY9373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Alexandre Barbosa e Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComCienTecnologiaPauloAlexandreBarbosaDepVitorSapienzaPresMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares integrantes da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComCienTecnologiaMMY9371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, presente à reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação nesta quarta-feira, 17/8, declarou que a prioridade de sua pasta é a qualificação de mão de obra para inserção no mercado de trabalho. Citou ações que a secretaria vem desenvolvendo em relação ao ensino superior, estabelecendo expansão das universidades públicas do Estado, ampliando também os inscritos no Centro Paula Souza - nas Fatecs passaram de 19 mil alunos em 2007 para 52 mil em 2011, e nas Etecs de 96 mil alunos em 2007 para 213 mil em 2011. "Trabalhamos na criação da 4ª Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), na questão da inovação tecnológica, para garantir competitividade por meio de agregação de inovações, nos Arranjos Produtivos Locais, ouvindo as demandas das comunidades e procurando atender por meio de investimentos as vocações regionais", informou.

Barbosa explicou que o programa Via Rápida Emprego, coordenado pela sua secretaria, objetiva oferecer cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, proporcionando inserção no mercado de trabalho às populações de baixa renda.



Estímulo à pesquisa



Vitor Sapienza (PPS), presidente da comissão, demonstrou preocupação com a falta de técnicos que, de acordo com ele, serão necessários nas prospecções de petróleo do pré-sal em Santos, e com a necessidade de haver maior estímulo à pesquisa, comunicando a intenção de levar à comissão "gente de tecnologia".

Hamilton Pereira (PT) disse que, apesar de terem sido aprovados investimentos destinados à construção de escolas do Centro Paula Souza em 2011, as verbas destinadas a estes centros foram reduzidas neste ano. Pereira mencionou ainda as perdas salariais dos funcionários públicos da Educação, afirmação com a qual Antonio Mentor (PT) concordou. "O que o senhor acha da proposta do governo estadual de aumento de 11% a estes profissionais?", perguntou Hamilton ao secretário.

Paulo Barbosa disse que 11% é o aumento linear proposto dentro do possível, mas que na verdade, como o nível 1 foi eliminado pelo sistema de progressão imediata, mais de 50% dos professores terão um aumento de 24%. "Os ajustes salariais estão sendo dados, mas manteremos nossa agenda aberta para negociações. Estamos trabalhando para melhorar as vantagens da categoria, pois há uma ação efetiva do governo estadual neste sentido". O secretário disse ao deputado Carlos Cezar (PSC), que perguntou sobre o projeto de reajuste dos servidores da Educação que tramita na Casa, que a proposta terá efeito retroativo ao mês de julho.

Welson Gasparini (PSDB), membro da Frente de Transportes Ferroviários, questionou a falta de investimentos em ferrovias no Estado. "O modal ferroviário é essencial. O governador vai entregar em breve mais 30 quilômetros de Metrô em São Paulo. Na Baixada Santista está sendo viabilizado o veículo leve sobre trilhos, ligando São Vicente a Valongo, e estamos incentivando a iniciativa privada", informou Barbosa.

"Presido a principal comissão da Casa, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, e, por consequência, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Informação é o secretário de maior importância no governo estadual", disse Sapienza. Estiveram presentes ao evento os deputados João Paulo Rillo e Antonio Mentor, do PT, Beto Trícoli e Ulysses Tassinari, do PV, André Soares (DEM) e Sebastião Santos (PRB).

alesp