Pedido de tombamento da Cachoeira do Talhadão, no Rio Turvo


11/08/2011 12:15

Compartilhar:

Sebastião Santos faz entrega de dossiê sobre o Rio Turvo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SEBASTIAOSANTOSTOMBAMENTOt.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) protocolou, em 10/8, no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura, pedido de estudo para tombamento da Cachoeira do Talhadão, em Palestina. Ele foi recebido pelo assessor do secretário Andrea Matarazzo, João Manoel da Costa e Neto, a quem entregou dossiê contendo todas as informações referentes ao Rio Turvo e aos achados históricos e arqueológicos já registrados pela Amertp (Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto).

O objetivo é impedir que uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) seja construída e que a inundação de uma área de aproximadamente 110 hectares destrua a fauna, a flora e os achados revelados por arqueólogos amadores. "Até o momento, os estudos históricos e arqueológicos realizados nas margens do rio Turvo aconteceram de forma amadora. A intenção é que o Condephaat faça levantamentos profissionais", destacou Sebastião.

O tombamento da cachoeira foi uma alternativa encontrada para que a obra não tenha sequência. De acordo com Neto, após a adoção dessa medida, nenhuma intervenção no local poderá ser realizada. "Os técnicos do Condephaat farão os levantamentos necessários para avaliar o pedido. Caso o conselho deliberativo aprove o tombamento, nenhuma ação que destrua a condição original do objeto solicitado poderá ser feita", destacou o assessor da Secretaria da Cultura.



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp