Construção do hospital estadual no ABC


30/10/2008 17:52

Compartilhar:


Termina neste sábado, 1º/11, o prazo de 45 dias dado pelo secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, sobre a construção de um hospital estadual para atender cerca de 700 mil habitantes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na região do Grande ABC.

Em 17/9 passado, ao receber o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), prefeitos e lideranças dos movimentos de saúde da região, o secretário de Estado fixou em 45 dias o tempo necessário para concluir estudos sobre a viabilidade de construção do hospital. Abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas pró-hospital foi entregue ao secretário.

Barradas Barata informou que o estudo seria realizado em parceria com os secretários da Saúde das prefeituras dos três municípios para diagnosticar as deficiências nos serviços de saúde pública e definir o perfil de atendimento do hospital, caso seja comprovada a necessidade de ampliar o atendimento médico para esses municípios. Na ocasião, o secretário reconheceu a existência de problemas na saúde pública da região e disse que "a população está crescendo e envelhecendo, o que aumenta a necessidade de ampliarmos e melhorarmos os serviços de saúde".

O deputado Donisete lembrou que a conclusão das obras do Rodoanel e a duplicação da rodovia Índio Tibiriçá, que corta o ABC, aumentará a demanda por serviços médicos. E lembrou que os dois hospitais estaduais da região (Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema) tiveram suas obras concluídas após 20 anos. Para o secretário, "caso haja a necessidade do novo hospital, este será construído rapidamente".

O deputado Donisete Braga, que desde 2001 luta em conjunto com os movimentos de saúde da região pelo hospital, disse que aguarda ansiosamente o final do prazo. "A expectativa é muito grande e espero uma resposta positiva do secretário, haja vista que ele reconheceu a existência de problemas no atendimento médico público da região. Além disso, ele entendeu a iniciativa, de caráter suprapartidário, como legítima", disse o deputado em referência à presença de quatro prefeitos presentes ao encontro com o secretário da Saúde.

Outro fato que sensibilizou o secretário, conforme Donisete Braga, foi a entrega do abaixo-assinado pró-hospital estadual com mais de 130 mil assinaturas recolhidas por seu mandato em parceria com os movimentos de saúde da região. "O abaixo-assinado entregue pelo prefeito de Santo André e presidente do Consórcio do Grande ABC, João Avamileno (PT), foi um ato muito positivo e reforçou a necessidade da construção do hospital".

Também compareceram ao encontro com Barradas Barata o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Márcio Chaves, os prefeitos de Mauá, Leonel Damo, de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, de Rio Grande da Serra, Kiko Adler, a deputada Vanessa Damo (PV), o padre Vanderlei Ribeiro, da Pastoral da Saúde de Santo André, e Fátima Virgínia e Miguel Lajarin, do movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp