Ponte Santos-Guarujá não terá pedágio


10/02/2010 16:49

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Mauro Arce vão definir datas das audiências públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/PAULOALEXPEDAGIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A futura ponte estaiada ligando os municípios de Santos e Guarujá não terá praça de pedágio. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 8/2, pelo secretário estadual de Transportes, Mauro Arce. Com a decisão, o governo do Estado assume a responsabilidade de custear a construção com recursos próprios. Para os empresários, a medida reforça a importância da obra para o turismo.

A princípio, cogitou-se que a ponte seria financiada pela iniciativa privada por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Os investidores teriam como contrapartida o direito de explorar a concessão da ligação mediante a instituição de pedágio. Os valores cobrados seriam os mesmos ou até menores aos praticados atualmente no serviço de travessia de balsas entre as duas cidades.

"Foi uma decisão que só reforça o comprometimento do governador José Serra com a realização desse projeto. É uma resposta clara àqueles que colocavam em dúvida todo um trabalho sério que vem sendo realizado para tirar do papel um empreendimento idealizado há mais de 60 anos pelo urbanista Prestes Maia", destacou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Ligação Seca, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

O parlamentar também aguarda a confirmação das datas para a realização de duas audiências públicas (uma em Santos e a outra no Guarujá). Os eventos deverão contar com a presença de Arce e de técnicos da Vetec Engenharia, responsável por elaborar o projeto básico da obra.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp