Áreas de Relevante Interesse Ecológico


12/01/2011 16:05

Compartilhar:


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) prevê 12 tipos de unidades de conservação. Nesta e nas próximas edições, o Diário da Assembleia apresenta uma explicação básica a respeito de cada tipo de UC presente no Estado.

As Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Aries) representam um importante instrumento para a conservação dos ecossistemas e a utilização sustentada dos recursos naturais. Do ponto de vista fundiário, não requerem o domínio público, o que facilita, a sua criação. A categoria parece bastante interessante no âmbito da política de desenvolvimento sustentado, desde que estabelecidos os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais, através de plano de manejo. O objetivo é a manutenção dos ecossistemas naturais de importância regional ou local. Seu uso deve ser regulado quanto ao admissível ou proibidas quaisquer atividades que possam pôr em risco a sua conservação, a proteção especial das espécies endêmicas ou raras ou a harmonia da paisagem. Quando estiver localizada em perímetros de Apas, integrará a zona de vida silvestre.

A criação de novas Aries poderia contribuir tanto para a perpetuação de fragmentos de ecossistemas naturais, como para um melhor conhecimento de sua dinâmica natural e exploração sustentada de seus recursos florestais.



Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (www.ambiente.sp.gov.br).

alesp