Comitiva da Costa do Marfim visita Assembléia


30/10/2003 20:39

Compartilhar:

Pascal Guessan, primeiro ministro da Costa do Marfim e presidente Sidney Beraldo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/COSTAMARFIM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Uma comitiva da Costa do Marfim visitou nesta quinta-feira, 30/10, a Assembléia Legislativa. Após ser conduzida ao gabinete da Presidência pelo deputado Campos Machado, líder do PTB, a comitiva foi recebida pelo presidente Sidney Beraldo.

O primeiro ministro daquele país, Pascal Guessan, também é presidente do partido que detém o poder, o Pront Populaire Ivoirien. Ele esteve acompanhado da ministra do Turismo e Artesanato, Odette Likikout Bako, da embaixadora Sem Colette Lambin e do futuro cônsul da Costa do Marfim em São Paulo, Tibe Blaise.

Um dos objetivos da visita ao Brasil é o encontro com líderes políticos e autoridades, de forma a obter informações sobre o processo democrático brasileiro, uma vez que a Costa do Marfim está tentando desenvolver planejamento para estabilizar politicamente o país, após a tentativa de golpe de Estado ocorrida em setembro de 2002.

África Oeste

A Costa do Marfim, país localizado no oeste da África, tem território equivalente a 1/20 do território brasileiro e população de 16 milhões de habitantes. Seus principais produtos são palmito, látex, algodão, açúcar e abacaxi.

Nos anos 90, o país possuía uma democracia emergente. O Parlamento unicameral tem 223 deputados, onde se destacam três grandes partidos. Em 2000, mudanças políticas levaram a Costa do Marfim à crise política, que culminou em um golpe fracassado.

Atualmente, o país se prepara para as eleições gerais de 2005 e, por isso, a comitiva pretende aprofundar intercâmbio cultural e comercial com países de regime democrático, como o Brasil.

alesp