Décima primeira edição do Fórum de Desenvolvimento em Sorocaba


29/10/2003 18:01

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) será um dos participantes do reunião da região sudoeste do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, na próxima sexta-feira, 31/10. A reunião acontece das 9h às 13h, no Salão Verde da Universidade de Sorocaba (UNISO) - Campus Seminário, na Avenida Eugênio Salerno, nº 100 - bairro Santa Terezinha.

Será a 11.ª reunião do Fórum, com o objetivo de reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais, com a realização de audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.

A região sudoeste reune 79 municípios e quase 2,5 milhões de habitantes, em uma área de 41.077km2. Junto com Campinas, foi a região que mais cresceu (2,3% a.a.) em termos populacionais; algumas cidades tiveram suas populações aumentadas em até 6,4% ao ano. Sede da Região Administrativa, o município de Sorocaba tem perfil industrial diversificado, que compreende desde as tradicionais fábricas têxteis até produção de componentes aeronáuticos, implementos para telecomunicações, alimentos, mecânicas etc. A rede ferroviária que atravessa a cidade possibilita conexões com a capital e o porto de Santos. O aeroporto local possui uma das maiores movimentações do Estado em pousos e decolagens. Em Sorocaba estão importantes instituições de ensino superior, como ocorre também em Itu, Itapetininga e Botucatu, esta abrigando o maior campus da Unesp e diversos outros centros de pesquisas médicas, agronômicas e veterinárias.

Gonzaga ressalta a importância da realização do evento na região e definiu a ação da Assembléia com inclusiva. "O Legislativo paulista deu um grande salto qualitativo com a implantação desse formato de fórum. Estando em loco, juntamente com representantes políticos e comunitários de cada cidade, o homem público sente de maneira mais clara as necessidades dos municípios. Muitos prefeitos inclusive aproveitarão o evento para solicitarem inclusões de emendas no PPA", explica.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp