As figuras a pastel de Márcia Herszkowicz, lírica poesia que transcende e exalta a entidade humana


26/11/2007 09:58

Compartilhar:

Márcia Herszkowicz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MarciaHerszkowicz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As figuras a pastel de Márcia Herszkowicz possuem harmonia de traços, força de sugestão, lírica poesia que transcende o animo e exalta a entidade humana. Trata-se de uma artista sabia, autêntica, plenamente convencida de sua força e da linha social que ela sabe dar, não à simbologia das pessoas ou das coisas, mas a íntima junção do amor e da alegria onde meiguice e coragem suas telas transmitem.

A suavidade de tons, sobretudo as expressões de suas figuras humanas nos emociona. Sustentada por um "metier", no sentido mais alto do termo, faz de cada uma dessas suas criaturas uma pequena estatua de beleza, de tom doce, frágil, com traço claro preciso e luminoso, onde a cor é envolvida num véu de nevoa.

A luz que refrata de um oculto prisma interior, anima os vultos, estabelece as expressões pensadoras ou sorridentes, melancólicas ou irônicas, assume funções distintas através de contornos ou de formas de prospectiva, ilumina e modela a figura.

Alguns perfis, completamente na sombra, recebem um relevo através de uma linha luminosa de contorno. A suavidade do traço, a ternura da linguagem são expressas na obra Carol: pensando na vida, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, através de delicados e harmônicos recursos tonais.



A artista

Marcia Herszkowicz nasceu em São Paulo, em 1952, onde se formou em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano de 1973. Além de trabalhar em sua clínica particular se dedica ao Ciam, Centro Israelita de Assistência ao Menor, realizando trabalhos de Fonoaudiologia.

Realizou diversos cursos de Arte, entre os quais: desenho (1992) e desenho artístico (1993) na Academia Brasileira de Artes; pintura no Liceu de Artes e Ofícios (1994 a 1996) e desenho e pintura realista com o professor e artista Maurício Takiguchi (2003-2004).

Participou das seguintes exposições: Salão Interno de desenho da ABRA, onde recebeu menção honrosa (1992); Salão Interno de desenho da ABRA, prêmio de 1° lugar (1994) e XLIV Salão de Belas Artes, Piracicaba, menção honrosa (1996).

Paralelamente aos seus trabalhos artísticos e de Fonoaudiologia, participa como voluntária na creche "O visconde", no Real Parque para a realfabetização e retratos das crianças e ainda na escola Municipal Alcântara Machado também no mesmo campo. Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e oficiais bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp