Região de Ribeirão Preto ganha novo batalhão de Polícia Militar


25/05/2006 17:49

Compartilhar:


A região de Ribeirão Preto vai ganhar um novo batalhão de Polícia Militar. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Cláudio Lembo assinou decretos que prevêem a criação de 20 novas unidades da PM, entre comandos de policiamento, batalhões, companhias e subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. "A polícia vai ganhar mais eficiência com essas medidas", afirmou o deputado Duarte Nogueira (PSDB), que esteve presente na cerimônia.

Com a medida, a região passará a contar com três batalhões de polícia. Atualmente, o policiamento está a cargo do 3º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com sede em Ribeirão Preto, e do 43º BPM/I, sediado em Sertãozinho. Com a reestruturação, será criado o 51º BPM/I, que também terá sede em Ribeirão Preto e abrangerá áreas hoje pertencentes aos outros dois batalhões.

Ficarão sob a responsabilidade do novo batalhão parte de Ribeirão e os municípios de São Simão, Santa Rosa do Viterbo, Cravinhos, Serrana, Serra Azul, Luís Antônio e Guatapará. O batalhão será o maior da região em efetivo, contando com 687 policiais militares para uma população total de 375,6 mil habitantes. Ao todo, os três batalhões contam com 1.717 policiais.

"Essa reestruturação é mais um passo que o Governo do Estado dá para que a polícia de São Paulo continue sendo uma referência para todo o país", comentou o deputado Duarte Nogueira.

Novas unidades

Além de Ribeirão Preto, as medidas anunciadas beneficiarão as regiões de Avaré, Bragança Paulista, Itapeva, Piracicaba, Porto Feliz, Presidente Venceslau, São Carlos, São José do Rio Preto e Votorantim.

Em todo o Estado, foram criados um comando de policiamento do interior (CPI-9, com sede em Piracicaba), um comando de policiamento de área metropolitano (CPA/M-12, com sede em Mogi das Cruzes), seis batalhões de Polícia Militar, nove companhias da Polícia Militar e três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros.

duartenogueira@al.sp.gov.br

alesp