José Goldemberg participa do programa Assembléia Convida


18/12/2008 16:11

Compartilhar:

Edson Giriboni e o cientista nuclear José Goldemberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/GIRIBONI JOSE GOLDEMBERG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do deputado Edson Giriboni (PV), o cientista nuclear José Goldemberg participou do programa Assembléia Convida, em que um deputado entrevista uma personalidade de expressão nacional. Além de pesquisador e professor, José Goldemberg foi reitor da Universidade de São Paulo, Ministro da Educação e Secretário Estadual do Meio Ambiente.

Na entrevista Giriboni abordou temas importantes sobre meio ambiente, política, economia e atualidades. Em relação à importância do etanol como futura moeda de troca para o Brasil, o professor se mostrou otimista, pois "apesar da oscilação do preço do petróleo, o etanol sempre será um produto barato, necessário e estável economicamente", explicou Goldemberg.

Giriboni também elogiou o trabalho de pesquisa realizado pelo professor. Questionado sobre a utilização pelo Brasil da energia atômica, José Goldemberg foi totalmente contrário à utilização dessa forma de energia no país. "A energia atômica, na década de 60, quando Angra 1 foi idealizada, era uma energia alternativa para países que não dispunham de outro tipo de geração de energia, como Japão, França e Rússia. Utilizar uma energia cara e perigosa dessas aqui no Brasil foi um grande erro", enfatizou o cientista.

Sobre os projetos de lei de Giriboni voltados ao meio ambiente, Goldemberg elogiou a iniciativa do parlamentar, em especial o Projeto Água no Sítio, que pretende obrigar as concessionárias distribuidoras de água a investir 1 % de seu faturamento na distribuição de água potável na zona rural.



egiriboni@al.sp.gov.br

alesp