Dia Estadual do Portador de Alzheimer será tema de evento na Alesp


17/09/2008 19:13

Compartilhar:

Cena do filme Íris <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/iris_01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alzheimer é a terceira maior causa de morte de idosos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/585033_41947806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Filme Íris <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/iris_03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Lei estadual 13.025/08 institui 21 de setembro como o Dia Estadual do Portador de Alzheimer. A doença é a terceira maior causa de morte de idosos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) " Regional São Paulo, Vera Caovilla, a data reforça as ações de divulgação e esclarecimentos da doença à população. "A iniciativa é muito importante para as associações de Alzheimer, porque conseguimos intensificar ações de conscientização da população sobre a importância de conhecer mais sobre a doença e atrair a atenção da mídia e dos articuladores de políticas públicas sobre a necessidade de investimentos na saúde", afirmou.

A abertura oficial das ações para conscientização sobre a doença será nesta sexta-feira, 19/9, na Assembléia Legislativa, no auditório Franco Montoro. O evento será aberto à população das 16h às 19h30.

Para elucidar o drama da doença, será exibido o filme Íris, vencedor de vários prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Jim Broadbent. Com duração de 90 minutos, a obra é baseada em fatos reais que relatam a história da escritora e filósofa Íris Murdoch (1919-1999), uma referência na Inglaterra. Professora na Universidade de Oxford, na década de 50, ficou conhecida por sua militância de esquerda e o espírito libertário. Casou-se com John Bailey, também escritor e professor de literatura inglesa, com quem viveu quase 50 anos. Morreu em conseqüência de complicações do mal de Alzheimer.

A obra mostra a agonia de Íris a partir da descoberta da doença, pouco antes de ela concluir a última obra em 1995. Mais do que uma biografia, é a história de uma pessoa que vivia da memória e das palavras e que se viu incapacitada de lembrar e escrever. Após a exibição do filme, será aberto o debate para dúvidas e informações sobre Alzheimer com a participação da médica Cybelle Diniz, da psicóloga familiar Beatriz Athiê e da assistente social Beatriz Sertório.



A doença



O neuropatologista alemão Alois Alzheimer foi quem verificou e descreveu pela primeira vez as modificações funcionais em um doente com severas perturbações neurocognitivas, descrevendo seu quadro clínico como distinto de outras patologias orgânicas do cérebro.

O Mal de Alzheimer, batizada com o nome de seu descobridor pelo psiquiatra Emil Kraepelin, é uma doença degenerativa do cérebro caracterizada por uma perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se inicialmente por alterações da memória episódica. Esses lapsos amnésicos agravam-se com a progressão da doença e são posteriormente acompanhados por perda das capacidades viuo-espaciais e da linguagem.

O início da doença pode muitas vezes dar-se com simples alterações de personalidade, acompanhadas de paranóia.

A perda de memória causa aos doentes um grande desconforto em sua fase inicial, quando ainda são capazes de perceber a ação da doença. Em sua fase mais adiantada, o doente passa a não reconhecer pessoas próximas e objetos, e a não tem mais auto-crítica e, com isso, falta-lhe condições de se perceber doente, Um paciente de Alzheimer pergunta a mesma coisa centenas de vezes, mostrando sua incapacidade de fixar algo novo: palavras são esquecidas, fases são truncadas, ações são interrompidas e ficam sem finalização.

O cérebro de um paciente com a doença de Alzheimer, quando visto em necrópsia, apresenta uma atrofia generelizada, com perda neural específica em certas áreas do hipocampo (é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano), mas também em regiões parieto-occipitais e frontais.

A doença evolui piorando a cognição (consciência de si próprio e dos outros) em até 15% por ano de doença, com um período em média de oito anos de seu início e seu último estágio. No estágio final, o paciente necessita de ajuda para tudo. Os sintomas depressivos são comuns, acompanhados de instabilidade emocional e choros.

O tratamento visa a confortar o paciente e retardar o máximo possível a evolução da doença. Algumas drogas são úteis no início da doença, e sua dose deve ser personalizada.

Em geral a doença se instala em pessoas com mais de 65 anos, mas existem pacientes com início aos 40 anos e relatos raros de início na infância, com provável cunho genético.



Conhecer mais para cuidar melhor



Desde o início do mês a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) está promovendo diversas ações alusivas ao Dia Estadual do Portador de Alzheimer, fixado em 21 de setembro pela Lei 13.025/2008. Mas será na Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, 19/9, a abertura oficial das ações para conscientização sobre a doença.

Confira abaixo as atividades previstas até o final do mês.



Rio Claro

19/9 " Distribuição de boletim e orientações à população, em barraca montada na praça central da cidade de Rio Claro, das 9h às 16h.



Araras

22/9 " Distribuição de boletim e orientações à população, em barraca montada na Praça Barão de Araras, na cidade de Araras, das 9h às 16h.



Campinas

21/9 " Ação de Graças na Lagoa do Taquaral com distribuição de folhetos e orientações à população por profissionais, das 8h às 12h.



Indaiatuba

15 a 26/9 " Palestras em várias comunidades locais.



Itatiba

26/9 " Abertura oficial da Sub-Regional Itatiba, às 20h, na Universidade São Francisco.



13/9 " Panfletagem e divulgação da Abraz Itatiba, na Praça da Juventude, com apoio da Abraz Jundiaí e dos alunos de psicologia do 1º ano da FPJ.



Jundiaí

17/9 " Palestra com o geriatra José Eduardo Martinelli, às 9h na Faculdade de Medicina de Jundiaí, falando sobre a Abraz, as perspectivas futuras e a parte clínica da doença.



20/9 " Grupo de apoio com a psicóloga Ana Maria Mantovani, às 9h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, falando sobre o estresse do cuidador e sobre a melhor maneira de aliviar esse estresse.



26/9 - Palestra com o geriatra José Eduardo Martinelli, às 20h, na USF (Itatiba), falando sobre os aspectos clínicos da doença.



30/9 - Sessão cinema, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí, às 19h.



Marília

20 e 27/8, e 3/9 " Capacitação de Campanha DA 2008: Demências, Escalas e Atribuições, às 19h, na Famema.



9/9 " Programa de TV canal 4 "Conexão" " Doença de Alzheimer: cuidados e cuidadores " às 20h20 " TV Marília Canal 4.



12/9 " Palestra "Doença de Alzheimer: Cuidados e Cuidadores", às 15h, no Uapem Grupo da Terceira Idade - Rua Nelson Spielmamm, 188.



3/9 " Oficina: Orientações e Apoio na DA e aos cuidadores, às 10h, na Galeria Atenas - Rua Nove de Julho, 1001.



13/9 " Orientações e apoio no programa de rádio "Alô Doutor", às 12h - Externa Rádio Clube (ao vivo).



15/9 " Palestras "Doença de Alzheimer: Cuidados e Cuidadores", às 15h, na APM - Av. Pedro de Toledo, 179.



15 a 19/9 " Oficina: Orientações e Apoio na DA e aos Cuidadores, das 7h às 12h, no Ambulatório Mario Covas - Av. Tiradentes, 1310.



15 a 19/9 " Plantão Telefônico "Disque Alzheimer" (14) 3402-1744 ramal 1358, de 2ª à 6ª feira, no horário comercial " Famema.



18/9 " Peça teatral "Doença de Alzheimer: porque eu?" " 19h " Teatro Municipal " Av. Rio Branco, s/nº - (peça escrita e interpretada pelos familiares).



20 e 21/9 " Oficina: Orientações e Apoio na DA e aos Cuidadores, no período da tarde " Aquarius Shopping.



20/9 " I Tele Simpósio de Cuidados Paliativos ao Idoso, das 8h às 13h " Famema.



20/9 " Programa de rádio "Alô Doutor", das 12h às 13h, na Rádio Clube (ao vivo).



Mogi das Cruzes



20/9 " Passeata, às 10h30, com saída da Av. Francisco Rodrigues Filho até o Ginásio de Esportes, na R. Prof. Ismael Alves dos Santos, com distribuição de folheto da Abraz.



Oficialização da Sub-regional Mogi das Cruzes com palestra sobre a Doença de Alzheimer, no Auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes " Campus I.



Piracicaba



20/9 " Orientações e informações à comunidade, das 9h às 12h, na Praça José Bonifácio " Centro.



21/9 " Orientações e informações à comunidade, com venda de livros, e DVDs, das 10h às 13h " Calçadão da Rua do Porto.



21/9 " Vivência para cuidadores e portadores de DA, no SESC Piracicaba, das 15h30 às 16h30 " Rua Ipiranga.



Ribeirão Preto



21/9 " SESC Ribeirão Preto: às 14h, palestra; às 15h, apresentação de coral; às 15h15, dinâmica; às 15h30, bate papo com alunos da Frente de Geriatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Contato: médico João Luis de Freitas Farias - Tel: (16) 81151396.



São João da Boa Vista



20/9 " Orientações, informações e atividades recreativas e culturais para pessoas com Alzheimer, seus cuidadores e população em geral, das 9h às 13h, na Praça Joaquim José " Centro.



São Paulo



19/9 " "Reflexões sobre uma realidade", na Assembléia Legislativa, com apresentação do filme "Íris" seguida de debate com a participação da médica Cybelle Diniz, da psicóloga Beatriz Athiê e da assistente social. Beatriz Sertório, no Auditório Franco Montoro. Av. Pedro Álvares Cabral, 201.



20/9 " "Cuidando de quem cuida", no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores - Viaduto Jacareí, 100. Programação: 13h - abertura; 13h30 - "A doença de Alzheimer sob a ótica do familiar cuidador; 14h30 - Respeito ao paciente: a ética com seu familiar; 15h30 - Rede de Apoio ao Cuidador; 16h30 - encerramento.



20/9 " Palestras interativas: familiar x especialista, na Câmara dos Vereadores - Viaduto Jacareí, 100. Programação: 13h30 - conversando com o advogado; 14h30 - conversando com o psicólogo e 15h30 " conversando com o fisioterapeuta. Informações e reserva: fone (11) 7220-4538 (2ª a 6ª feira, horário comercial) ou pelo Fale Conosco: 0800551906. Observação: para 15 pessoas.



25/9 " Debate: "Devemos contar ou não ao paciente sobre o diagnóstico de doença de Alzheimer? Qual a sua opinião?", às 19h30, na Igreja Dom Bosco " Rua Cerro Corá, 2101, Alto da Lapa. Informações: (11) 20912723/3021-3114 ou pelo Fale Conosco 0800551906.



30/9 " Debate: "Devemos contar ou não ao paciente sobre o diagnóstico de doença de Alzheimer? Qual a sua opinião?" às 20h, na Igreja Betania - Rua Artur de Azevedo, 1007, Pinheiros. Informações: (11) 72204538 (2ª a 6ª feira, no horário comercial) ou pelo Fale Conosco 0800551906.

alesp