Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Fafi Mizrahi

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
17/05/2011 09:05

Compartilhar:

Fafi Mizrahi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FAFIMIZRAHIx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Luzes do Dia" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Razão de Sensibilidade" Clique para ver a imagem ">

No "compacto cromático" dessa artista está evidenciada a emotividade de um temperamento livre e ancestral que age sobre o fator psicológico cor-espaço, carga essa que se concretiza na dinâmica intuição-emoção. Lá, onde as cores regurgitam e possuem o movimento do magma, temos uma deflagração das formas. O "objeto" da figuração é somente um "dado revivido".

Sensível ao espetáculo da vida, a artista domina os seus temas sem a mínima idéia preconcebida e nos comunica suas emoções. Procurando colher a essência da vida, lança-se no contraste das cores. Seus quadros extrapolam das medidas em que são enquadrados e tendem a expandir sua mensagem figurativa.

Estamos de pleno acordo com a definição da eclética pintora quando afirma: "Minhas telas e formas recortadas são imagens do meu universo. São as janelas por onde traduzo minhas emoções, minhas sensações e minhas impressões sobre o mundo; como eu vivo nele e como ele me afeta. Representam tudo aquilo que eu gostaria que fosse melhor, mais vivaz, mais alegre...".

O novo realismo possui mil facetas; o de Fafi Mizrahi rompe com cores fulgurantes e se projeta em formas plásticas entrelaçadas. A fantasia alcança um emaranhado de cores fortes, e nos espaços por onde penetra a luz a lembrança da realidade se recupera enquanto emoção. Com efeito, essa artista possui o sentido do místico e da realidade que simboliza através de admiráveis superposições de matéria e de cor.

Suas obras "Razão de Sensibilidade", uma forma recortada em madeira, e "Luzes do Dia", em acrílico sobre tela, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, evidenciam uma dinâmica plena, quase nos transportando em direção de visões inéditas, ricas como crisálidas de uma natureza sem precedentes.



A artista

Fafi Mizrahi nasceu em São Paulo, no ano de 1975. Autodidata, iniciou-se no desenho e na pintura aos 15 anos. Ingressou na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie em 1993, formando-se com mérito no curso de desenho industrial em 1997.

Estudou fotografia, modelagem, pintura, gravura, cinema, história em quadrinhos e marcenaria para viabilizar seus projetos. Realizou pós-graduação em história da arte pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2002.

Trabalhou como desenhista de moda e estamparia, criou vitrines e cenários, desenvolveu imagens para a indústria cosmética, ajudou a montar uma peça teatral e foi ganhadora de um concurso de criação de logotipos.

Participou de inúmeras exposições coletivas e particulares, destacando-se entre elas: Galeria de Arte Santa Fé (1998); SP Tower (1999); Galeria Canto das Artes; Casa da Fazenda do Morumbi; Prodam - Parque do Ibirapuera (2000); Galeria de Arte A Hebraica; "Catálogo Arte e Artistas" do MAM; Blue Tree Towers Morumbi, São Paulo (2001); Salão de Arte de Maceió; Galeria M. Mizrahi; Espaço Cultural Brasilton Contagem, Belo Horizonte; Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes, São Paulo; Escola Superior de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Salão de Artes Plásticas de Itapetininga; Hotel Meliá Iguatemi; Espaço My Guest; Museu de Arte Moderna, São Paulo (2002); 3º Salão de Arte Contemporânea - Conjunto Cultural da Caixa - São Paulo (2003).

Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e oficiais e notadamente no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp