Trabalho da PM é defender a população


14/09/2011 21:00

Compartilhar:

Parlamentares da Comissão de Segurança Pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSegPublicaVLM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSegPublicaVLMcamillo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSegPublicaVLM2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSegPublicaVLMcapez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Ferrarini e Pedro Tobias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSegPublicaVLMferraTob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A função da Polícia Militar é prender e levar à Justiça, e a instituição é implacável com desvios de conduta, em respeito à maioria esmagadora dos 100 mil policiais que trabalham corretamente", resumiu o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo. Ele compareceu nesta quarta-feira, 14/9, à reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, presidida pelo deputado Adilson Rossi (PSC), para falar sobre a atuação da Polícia Militar no Estado.

O coronel Camilo falou dos investimentos que têm sido feitos na PM em capacitação, tecnologia e no trabalho de inteligência, considerado a melhor forma de vencer a criminalidade. Ele destacou a crescente integração de dados com a Polícia Civil e na intenção de ampliar o videomonitoramento das cidades, em parceria com prefeituras, e com utilização das câmeras do CET e também das privadas. Ele informou que as diretrizes de gestão da Polícia Militar encontram-se no site da instituição, em http://policiamilitar.sp.gov.br/livro_gespol.pdf.

O comandante geral da PM concordou com o deputado Fernando Capez (PSDB) sobre a necessidade de rever a aposentadoria das policiais femininas, que deveriam ter também direito a redução de cinco anos no tempo de serviço. Ele também foi favorável ao PLC 49/2011, do Executivo, que trata da volta do interstício de dois anos no posto antes da passagem para inatividade de oficiais.

Em relação aos 1.341 oficiais que se aposentaram e perderam essa promoção, alvo de questionamento do deputado Edson Ferrarini (PTB), Camilo manifestou a intenção de trabalhar junto ao governador para que essas diferenças sejam revistas.

Ao deputado Olimpio Gomes (PDT), o comandante defendeu a operação delegada. "É uma solução de ganho para todos e tem resolvido os problemas que o bico gerava." É uma situação temporária, disse, mas que beneficia a população, pois como os policiais atuam fardados, há maior sensação de segurança, disse. Se houver ingerência das subprefeituras no trabalho, ela será investigada, respondeu ao deputado Adriano Diogo (PT).

O crack é um problema mundial, e a PM faz ações de patrulhamento no centro da capital. A solução é a internação dos dependentes e melhorias urbanas na região, como a criação de praças e de moradias, afirmou Camilo. Além do mais, lembrou, a PM tem diversos programas preventivos, como o Proerd.

A intenção da PM é sempre proteger o cidadão, e nos casos de repressão violenta a passeatas e marchas da população, está havendo apuração, disse Camilo aos deputados Marco Aurélio de Souza e Adriano Diogo (ambos do PT). Em relação a vídeo divulgado na internet mostrando policiais zombando de pessoas baleadas, o comandante afirmou que as cenas são de 2008, e que os quatro PMs envolvidos estão afastados.

Os demais desvios de conduta apontados pelos deputados estão sendo investigados e haverá punições, sem prejuízo de investigações criminais, se for o caso, garantiu Camilo.

alesp