A greve dos policiais

Opinião
03/11/2008 19:17

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Marcos Martins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A polícia do Estado de São Paulo é reconhecida internacionalmente como competente. No entanto, o salário do policial paulista é o pior salário do Brasil, que o movimento grevista atual de policiais resolveu abreviar como psdb (Pior Salário Do Brasil).

O reajuste proposto pelo governador José Serra (PSDB) é de 6,5% neste ano e mais 6,5% em 2009. Os sindicatos representantes da Polícia querem reajuste de 15% agora, 12% no ano que vem e mais 12% em 2010.

O governador tem plenas condições de atender essas reivindicações usando os grandes superávits dos orçamentos do governo do Estado. Até agosto deste ano já se acumularam R$ 7,8 bilhões de excesso de arrecadação. Em contraste, o gasto com os servidores públicos do Estado de São Paulo é hoje o mais baixo dos últimos oito anos.

No último dia 16/10 a população assistiu estarrecida a confrontos entre policiais militares e civis, que transformaram as imediações do Palácio dos Bandeirantes em praça de guerra, fato inédito na história da polícia paulista. Especialistas apontam que a crise que a polícia enfrenta no Estado de São Paulo é a mais grave de todos os tempos.

Audiência pública para tratar do assunto na Assembléia Legislativa, em que estive e me manifestei, transcorreu tranqüilamente, com a fala de 16 entidades associativas dos policiais e galerias lotadas, o que mostra a força do movimento. Embora tenha sido amplamente noticiada, a essa audiência pública o governador Serra não enviou nenhum secretário ou representante, desconsiderando a importância do Parlamento na sociedade democrática.

Policiais de todo o Brasil, inclusive federais, pararam o trabalho por duas horas em 30/10 para se solidarizarem com os policiais paulistas. E veja-se que o salário dos policiais federais é muito superior ao dos policiais paulistas. Aliás, vários destes estão prestando concurso público para admissão na Polícia Federal.

Por sua vez, o Estado de São Paulo é o único Estado que não assinou convênio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania, o PAC da Segurança) com o Ministério da Justiça, do Governo Federal, contrariando pesquisas de opinião, em que a segurança é sempre apontada pela população como uma das suas maiores preocupações.

A greve dos policiais já dura mais de 50 dias. Vários deputados estaduais, inclusive do partido do governador, têm insistido na necessidade do diálogo entre os grevistas e o governo. Mas o governador segue confrontando o legítimo direito de reivindicação da categoria policial paulista.

Governador Serra, já passou da hora de rever o psdb!



*Marcos Martins é deputado estadual pelo PT



mmartins@al.sp.gov.br

alesp