Museu de Arte - Glenda Garbe

Glenda Garbe valoriza e sintetiza na pintura os frutos que a natureza nos oferece
13/09/2011 12:30

Compartilhar:

Glenda Gaber<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/Glenda Garbe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com uma riqueza de acentos formais e pictóricos, solidamente estruturados numa intensa correlação cromática, Glenda Garbe narra com detalhes as emoções não sofisticadas ao observador que ainda sonha conservar, por muito tempo, o gosto pelos frutos que a natureza nos oferece.

Deve-se destacar, na atual obra da artista, um equilíbrio inato, cujos detalhes são surpreendentemente valorizados e constituem uma visão geral captada e reproduzida na sua sintética essência.

O cromatismo de seus quadros não é tão somente um fenômeno de luz, mas uma modalidade de volumes e de superfícies. Vale salientar que a luminosidade que deles emana valoriza e acentua tanto os espaços quanto os ritmos.

Pinceladas amplas e encorpadas, ricas de acentos pictóricos, colocadas em ponto preciso, têm a virtude de valorizar sua fantasia semelhante à segura e profunda preparação artística.

Na obra Castanha do Pará I, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a linguagem de Glenda Garbe é clara e franca, sem dúvida envolvida harmonicamente com a natureza e o mundo em que vive em terras de Minas Gerais.



A artista



Glenda Garbe, pseudônimo artístico de Glenda Garbe Macedo Assunção, é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras "Santo Tomás de Aquino", em Uberaba (1973). Especializou-se em "Processos Comunicativos e Expressivos nas Mensagens Literárias e Visuais", pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá" de Ribeirão Preto (1975).

Desde 1986 dedica-se às atividades artísticas e paralelamente a pintura, ministrou aulas durante15 anos. Sua personalidade oscila do hiperrealismo ao contemporâneo e tem uma afinidade especial com a natureza, cujos temas enfocam principalmente essa área. Experimenta distintas técnicas em suas telas, buscando sempre novos desafios.

Participou desde 1995 de inúmeras mostras entre elas na Galeria do Shopping Center Urbano Salomão em Uberaba onde foi selecionada no 1º Salão de Artes Plásticas em Uberaba; Museu do Zebu Edilson Lamartine; Galeria Debret em Paris e na Fundação Cultural de Uberaba (1996); "Centro Cultural Cecília Palmério" Uberaba ; e Fundação Cultural (1997); Galeria da ACIU e Espaço Cultural do Centro Clínico Sul, Brasília (1998); finalista do Concurso "Selos Comemorativos dos 500 anos do Brasil", artista convidada para a Agenda Anual da Universidade de Uberaba (UNIUBE), Galeria dos Estados, Tribunal Superior do Trabalho " TST, Galeria Gaúcha em Brasília (2000); Galeria da Justiça Federal do Estado de Goiás e Mostra de Arquitetos Uberabenses (2001); Ícones de Uberaba no Shopping Center Uberaba, Inauguração da Galeria da Justiça Federal de Uberaba (2005); Espaço Iguatemi de São Paulo - Cia Arte e Cultura, Cia Arte e Cultura, SP no Ed. Villa-Lobos Cultural, Galeria Mali Villas Boas, São Paulo (2006); Cia Arte e Cultura no Hotel Blue Tree Premium Verbo Divino, SP (2009).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e No Museu de arte do Parlamento de São Paulo.

alesp