Parlamentar se reúne com o secretário da Agricultura para debater combate ao greening


29/02/2008 10:27

Compartilhar:

Massafera participa de reunião entre a indústria cítrica e o governo do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MASSAFERA GREENING.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acompanhado de representantes das indústrias de suco de laranja de São Paulo, entre elas a Cutrale, Citrosuco e Citrovita, o deputado Roberto Massafera (PDSB) participou de audiência com o secretário estadual da Agricultura, João Sampaio.

"É o terceiro produto em exportação do Estado e emprega 400 mil pessoas. Vamos discutir soluções para manter a sustentabilidade do setor e a nossa maior preocupação agora é o combate ao greening", explica o deputado.

Massafera participou da audiência como representante da Frente Parlamentar de Defesa da Citricultura da Assembléia Legislativa Paulista. Ele explica que a atividade citrícola na região central de São Paulo é intensa.

O setor quer discutir com o governo as ações que darão continuidade ao plano de combate ao greening. Segundo Massafera, o governador autorizou o secretário João Sampaio a usar todos os meios científicos e tecnológicos disponíveis para este propósito.

Citricultura

A laranja para indústria é o terceiro produto em valor de produção paulista, atrás apenas da cana e da carne bovina. O rendimento do setor atinge US$ 3,3 bilhões ao ano e São Paulo é responsável por 80% do comércio internacional de suco de laranja.

Desde que surgiu, em 2004, o greening tem afetado plantações em 153 municípios. Mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas. Transmitida por um inseto (Psilídeo Diaphorina Citri), o greening é considerada a pior doença de citros no mundo. Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp