"Ânsia de Saber" de Bella Prado: na deformação está sua beleza expressiva
"Ânsia de Saber" é o título da importante obra em bronze da escultora Bella Karawaewa Prado, datada de 1977, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai), numa homenagem à iniciativa da atual Mesa Diretora do Legislativo Paulista.
Não há dúvida que o figurativismo permanece a matriz da linguagem da escultora, cuja meta é fazer da escultura um organismo potencial da participação humana. Suas obras representam uma série de elaborações que testemunham a paciente e firme espera de uma nova relação homem - natureza.
Aliás, o humano não nasce em Bella Prado externando e ilustrando uma forma figurativa. Nasce como processo interior que escava ou molda na própria forma uma presença humana.
Utilizando desde o bronze, o mármore ou o granito, suas obras nascem de uma raiz expressionista, mas como uma linguagem nova na temática. Na deformação está sua beleza expressiva. Na sua dimensão espiritual está a raiz de uma linguagem religiosa de natureza social.
Sentimentos e emoções intensas são canalizados para a escultura, diante da dificuldade de assumi-los pessoalmente. A dor cristã, a alegria de um encontro, o nascimento de um novo ser, a revolta contra a violência, e até mesmo as conquistas tecnológicas provocam a sua sensibilidade artística.
Sente-se que, passo a passo, suas obras se despem de todo dado atinente e cada vez mais tendem àquela síntese que é a afirmação da autonomia do pensamento plástico.
A escultora
PRADO, Bella Karawaewa nasceu na Rússia. Foi naturalizada brasileira. Iniciou sua carreira artística no Brasil. Como pintora participou em numerosos Salões do Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, inclusive Salon des Comparaisons, conseguindo diversos prêmios. Participou de Bienais Internacionais de São Paulo.
Realizou diversas exposições individuais no Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Paris, Genebra, Bruxelas etc. Desde 1960 se dedica, além da pintura, à escultura.
Apaixonada pela escultura, trabalhou em Roma com o escultor Marino Mazzacurati. Em São Paulo, no Largo do Arouche, se ergue um Monumento de sua autoria.
Suas esculturas se encontram em diversas coleções nacionais e internacionais.
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