Deputado faz palestra para alunos de direito


01/06/2006 16:21

Compartilhar:

Deputado Ubiratan Guimarães faz palestra sobre "A Repressão Versus os Limites da Legislação"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/UBIRATAN PALESTRA UNIB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite da Universidade Ibirapuera (UNIB), o deputado Ubiratan Guimarães (PTB) proferiu palestra sobre "A Repressão Versus os Limites da Legislação", para os alunos do curso de direito. O evento foi realizado nesta terça-feira, 30/5, no plenário do Fórum Ministro Pedro Chaves, no Campus Iraí, e contou com a presença do diretor do curso de direito, Ilton Garcia da Costa, do professor da área criminal Antonio Cândido Dinamarco, do professor de processo civil Arnaldo Freitas Júnior e do professor de direito do trabalho Paulo Kim.

O evento teve início com a apresentação curricular do deputado, feita pelo professor Dinamarco, que mencionou todos os cargos já ocupados pelo deputado na Polícia Militar do Estado de São Paulo. "Conheço o coronel Ubiratan há mais de 30 anos e é uma honra muito grande tê-lo aqui nesta noite como nosso palestrante."

O deputado falou sobre a sua experiência na Policia Militar e de todas as atividades já ocupadas por ele, chegando até o episódio do Carandiru. Em seguida, abordou a questão da segurança pública em nosso país e questionou a onda de violência que aterrorizou São Paulo e gerou pânico na população.

Para o deputado, se naquele primeiro dia de violência as autoridades da área tivessem tomado medidas mais enérgicas, como suspender as visitas, colocar as polícias nas ruas, impedir a saída temporária dos presos " contemplados com a soltura " e fizessem uma vistoria mais meticulosa nos presídios, não haveria tantas mortes. "Perdemos 23 policiais em apenas uma semana. Isso nunca aconteceu na história dos 175 anos da Polícia Militar", afirmou.

Durante a palestra, o coronel Ubiratan afirmou que há possibilidades de reverter esse quadro caótico que a segurança pública atravessa atualmente e, para isso, é preciso tomar uma série de medidas, tais como: baixar normas, reformular a Lei de Execução Penal, cortar regalias do sistema prisional e investir nas polícias e em tecnologia, como a implantação de circuito interno em todas as celas a fim de monitorar as ações dos detentos. "Bandido só respeita uma coisa: força maior do que a dele. Para isso, é preciso endurecer com esses bandidos", enfatizou.

Depois de uma hora de palestra, os participantes fizeram diversas perguntas com relação ao sistema de segurança e demonstraram grande preocupação com a segurança do nosso país. No encerramento, o deputado foi agraciado com a entrega de diploma do evento.

coronelubitaratan@al.sp.gov.br

alesp